26.5 C
Arujá
segunda-feira, abril 19, 2021
Início Colunas Maternar: Nascimento de Um Amor A importância da natureza na vida das crianças
- PUBLICIDADE -

A importância da natureza na vida das crianças

- PUBLICIDADE -

Brincadeiras ao ar livre são essenciais para o desenvolvimento dos pequenos.

Nos dias atuais existem muitos fatores externos que distanciam nossos pequenos do contato com o que é natural e belo. Um deles é o fato de muitas famílias viverem nas cidades. Com isso, muitas crianças crescem ‘emparedadas’ entre prédios, casas e muros numa rotina de casa, escola e shoppings.

Outro problema é o uso exagerado das tecnologias que faz com que passem horas no celular, tablets e notebooks. As brincadeiras de rua ou quintal foram nitidamente substituídas por jogos nas telinhas. Isso pode causar sérios problemas de saúde na infância e na adolescência como obesidade, sedentarismo, hiperatividade, falta de equilíbrio, agilidade e habilidade física e até miopia.

Uma pesquisa aponta benefícios já no simples fato da criança brincar ao ar livre, seja em quintais, jardins ou parques. Isso faz com que as crianças percebam que fazem parte de algo maior, melhorando assim seu desenvolvimento motor, emocional e até espiritual.

Os adultos devem compartilhar seu apreço pela natureza e pelas atividades de lazer ao ar livre. Isso faz com que as crianças se interessem em conviver mais nesses ambientes.  Que explorem seus sentidos e descubram o novo; se apaixonem e respeitem os bens naturais e entendam a grande importância que a natureza representa em nossas vidas e o quanto é primordial zelar por ele. Estar em comunhão com o meio ambiente e entender o que ele significa traz tranquilidade e inspiração.

O Manual de Orientação sobre os Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes, elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria em parceria com o programa Criança e Natureza, traz uma ampla análise desse tema a apresenta recomendações para pediatras, famílias e educadores. Valeu muito a pena ler esse manual!

Tendo em vista o contexto exposto até aqui e o importante papel que temos no sentido de reconectar nossas crianças e adolescentes com a natureza é necessário refletir sobre o modo de vida que estamos adotando.

As crianças que crescem em contato com o ambiente natural têm mais chances de construir uma base de experiências concretas, diretas e reais, baseadas em valores diferentes da lógica do consumo, na direção da afetividade, da beleza natural e da simplicidade.

VEJA TAMBEM...

Siga o Arujá Reporter

12,894FãsCurtir
48SeguidoresSeguir
35InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

Mais lidas

- PUBLICIDADE -