PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Aparelho de tomografia acelera diagnóstico de covid-19 em Arujá

Foto: Jamile Santana/ITDM
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

Equipamento no PA Central disponibiliza resultado de teste de 20 minutos a uma hora

Já está em funcionamento no Hospital Maternidade Dalila Ferreira Barbosa e no Pronto Atendimento Central de Arujá o aparelho de tomografia computadorizada. O equipamento proporciona mais rapidez no diagnóstico da covid-19, tendo em vista que os laudos ficam prontos em até uma hora.

Com o aparelho, locado temporariamente para atender casos da covid-19, o início do tratamento de pacientes passa a ser mais rápido, diminuindo as chances de complicações e óbitos. Este é o primeiro tomógrafo do Sistema Único de Saúde instalado nos últimos 10 anos, e o único da rede pública da cidade. 

O PA Central é gerenciado pelo Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento da Medicina (ITDM) por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Saúde de Arujá.

Até então, os pacientes com a suspeita da doença eram encaminhados à Santa Isabel. Com o tomógrafo no PA Central, o laudo sai na hora, e não é necessário transferir os pacientes para a realização do exame, uma vez que o local é referência para os casos de Covid-19. 

“O tratamento será muito mais rápido e efetivo. O médico já olha o exame, já encaminha para tratamento ou internação imediatamente. Um ganho sem precedentes para o sistema de saúde pública da cidade”, explicou o médico Márcio Knoller, diretor técnico da unidade. 

Diagnóstico

Com o diagnóstico por imagem é possível verificar o índice de comprometimento do pulmão de pacientes com a suspeita de infecção do novo coronavíus. Isso porque a eficácia dos testes sorológicos dependem de outras variáveis, como, por exemplo, a contagem dos dias desde os primeiros sintomas.

Nestes casos, o resultado fica pronto em alguns dias, enquanto que no diagnóstico por imagem, é possível iniciar o tratamento imediatamente. Desde que começou a funcionar, no último sábado (4), o equipamento realiza uma média de 20 exames por dia.

PA Central 

O atendimento no PA Central funciona 24 horas por dia e é a referência para triagem de casos do novo coronavírus em Arujá. O PA Central fica na rua Maria Lourdes Máximo, 75, no Jardim Renata. 

Tópicos
Compartilhe
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Comentários
Veja também
SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE