Mecanismo repassa denúncias rapidamente para a Guarda Municipal.
A Secretaria de Segurança Pública de Arujá estendeu nesta quarta-feira (18) a função “Botão do Pânico” do aplicativo 153 Cidadão, da Guarda Civil, a servidores das Secretarias Municipais de Saúde e Esportes e Lazer, além da Estação Cidadania, do Jardim Cerejeiras. Na semana passada a novidade foi implantada com os gestores das 39 escolas e creches municipais.
Na prática, a medida dá prioridade ao atendimento de qualquer ocorrência disparada pelos smartphones ou tablets destas pessoas. O alerta é feito com apenas três cliques no aplicativo e chega na Central Integrada de Monitoramento da Guarda Municipal por meio de uma sirene. Ao recebê-lo, os guardas municipais têm acesso imediato à localização e ao cadastro do responsável pela ocorrência.
O prefeito José Luiz Monteiro participou da apresentação do aplicativo, lembrou dos investimentos feitos na Guarda desde 2017 e destacou tanto a criação da Secretaria de Segurança Pública quanto a autonomia para o desenvolvimento de ações.
O secretário de Segurança Pública, Carlos Roberto Vissechi, ressaltou a rapidez no atendimento das chamadas. “Dependendo do local em que estiverem, uma viatura terá condições de chegar em dois ou três minutos”, explicou.
APP
Até a manhã desta quarta-feira, o aplicativo era utilizado em 470 dispositivos móveis da cidade. A ferramenta foi lançada em dezembro de 2018 e está disponível para os sistemas operacionais IOS e Android.