14 C
Arujá
sábado, 11 de julho de 2020
No menu items!
Início Mulher Aproveite o início de ano e deixe seu check up ginecológico em...
- PUBLICIDADE -

Aproveite o início de ano e deixe seu check up ginecológico em dia

- PUBLICIDADE -

Veja quais são e para que servem os exames que você deve realizar anualmente.

Com o início de 2020 vem à tona reflexão do que fizemos ou o que deixamos passar em 2019 e também os planos para o novo ano. Quando falamos em saúde, um dos fatores unânimes entre o gênero é que a maioria das mulheres deixa de realizar os exames ginecológicos de rotina e essenciais para manutenção da saúde. Uma pesquisa realizada pela SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) mostra que mais da metade das mulheres brasileiras, 52% não realizam o papanicolau, tradicional exame ginecológico para diagnóstico do câncer do colo do útero.

E quando falamos em câncer de mama, as indicações não são diferentes. Tanto que, esse ano, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) considerou importante distribuir mais informações acerca do tema para encorajar as mulheres para que realizem seus exames com a frequência solicitada pelo médico de confiança.

Especialista em saúde feminina, o Femme – Laboratório da Mulher, abre novamente o debate para enfatizar a importância da realização dos exames ginecológicos de rotina para identificação de possíveis doenças, bem como na busca de informações esclarecedoras com médicos especialistas que possam esclarecer possíveis dúvidas que surgem em cada fase da vida da mulher. A visita ao ginecologista deve ser rotineira, a partir da menarca (primeira menstruação), a primeira fase do ciclo, e essencial no diagnóstico e tratamento de doenças como endometriose, HPV, corrimento vaginal, sangramentos fora do período menstrual, entre outras.

Conheça quais são os exames ginecológicos de rotina:

Papanicolau (Colpocitologia Oncótica): Fundamental para a prevenção do câncer de colo uterino. Analisa as células retiradas do colo do útero através de uma técnica que utiliza espátula e escovinha, e depois de fixadas numa lâmina de vidro são interpretadas em microscópio por um profissional. É indicado para mulheres com idade acima de 20 anos e que já iniciaram a vida sexual.

Colposcopia: Utiliza-se um aparelho chamado Colposcópio que possui lentes de aumento e alguns líquidos reagentes, tornando a análise do colo do útero mais detalhada; em alguns casos, pode ser necessária a realização de biópsia direcionada. Serve para detectar áreas com alterações suspeitas ou lesões precursoras de doenças malignas. É indicado para complementar a análise de Papanicolau alterado, em mulheres acima de 20 anos e com vida sexual ativa, ou que tenham queixas ginecológicas específicas.

Ultrassonografia Transvaginal: A ultrassonografia é utilizada para se observar os órgãos no interior da pélvis (útero, ovários e trompas, além das artérias e veias da região). Também pode ser utilizada para acompanhar o desenvolvimento de gestações no estágio inicial.

Ultrassonografia Mamária: O exame ultrassonográfico não substitui a mamografia, mas também é muito importante na detecção de alterações mamárias, principalmente nas mulheres jovens. Nele, o aparelho de ultrassom trabalha com ondas sonoras de alta frequência, que proporcionam imagens da estrutura interna dos órgãos do corpo, neste caso, a mama, auxiliando assim na detecção de possíveis achados mamários.

Mamografia: A mamografia é o principal exame de rastreamento para a detecção de lesões na mama, sendo recomendada a sua realização, anualmente, a partir dos 40 anos para as mulheres com risco habitual. Não é substituída pela ultrassonografia e sim tratada como um exame complementar. O exame radiológico das mamas detecta microcalcificações, sendo fundamental para a detecção precoce do câncer de mama.

Mais lidas

Venda de gás de cozinha, acima de R$ 70, está irregular e deve ser denunciada

Consumidor deve denunciar locais que vendam gás de cozinha com preço abusivo.O Procon de São Paulo orienta os...

Posto de gasolina de Arujá é investigado por maior fraude em operação estadual

Operação Olhos de Lince, do Ipem, multou 63 postos de gasolina no EstadoO Ipem (Instituto de Pesos e...

Colapso de leitos na Grande SP deve ocasionar lockdown em Arujá

Fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mêsO risco de Arujá entrar em lockdown...

3.129 famílias de Arujá receberão cesta básica a partir de amanhã

Famílias beneficiadas estão inscritas no programa Bolsa FamíliaTerá início nesta sexta-feira (15), por meio do projeto estadual Alimento...
- PUBLICIDADE -