26.5 C
Arujá
domingo, março 7, 2021
Início Cidade Arujá dá início à campanha de vacinação contra a covid-19
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Arujá dá início à campanha de vacinação contra a covid-19

- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Apenas servidores da Saúde serão contemplados nesta primeira etapa

Em clima de grande expectativa, o prefeito Luis Camargo (PSD), deu início hoje (21) à Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Arujá. O secretário municipal de Saúde, Márcio Knoller, aplicou a primeira imunização na técnica de enfermagem Elza Aparecida Bispo, 53 anos. Nascida no interior de São Paulo, ela mora no Parque Rodrigo Barreto, em Arujá, há 14 anos, e trabalha na Maternidade Dalila Ferreira Barbosa, no setor de materiais. A vacinação teve início às 10h40.

Apesar da campanha de vacinação ter começado em domingo (17) pelo Governo do Estado, somente por volta das 9h19 de hoje (21) as 720 doses chegaram em Arujá.

“É muito triste que a distribuição ainda seja nessa quantidade tão pequena, mas nosso desejo é que, brevemente, toda a população e, antes disso, todo o pessoal da Saúde, tenha essa oportunidade, porque vocês que estão nessa linha de frente têm que ser priorizados”, assegurou o prefeito.

Knoller avalia que em até 21 dias virão mais vacinas para a aplicação da segunda dose. “Nesse primeiro momento, vamos contemplar os profissionais da saúde com comorbidades e que estão na linha de frente (UTI, Pronto-Socorro e alguns setores dos postos de saúde), o que dará em torno de 642 trabalhadores, e iniciaremos a imunização em idosos das chamadas ILPs (Instituições de Longa Permanência). Já soubemos que algumas famílias não querem que apliquemos em alguns idosos, então, estamos montando um termo de recusa da aplicação para esses casos”, detalhou, acrescentando que há 78 idosos em três instituições.

Para a vacinação nos profissionais de saúde e, posteriormente, na população em geral, não há um termo de consentimento a ser seguido, mas apenas uma ficha em que é registrada a aplicação da primeira dose e que deverá ser preenchida também na hora da segunda aplicação. Vale frisar que quem não tomar a primeira dose, não poderá tomar a segunda.

Só após a vinda de mais vacinas é que a campanha será estendida, de acordo com os critérios estabelecidos pelos governos para a primeira fase, não havendo, portanto, uma data exata de quando a vacinação será realizada nos munícipes. O ginásio Habib Tannuri, que está preparado para receber as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que está responsável pela aplicação das doses, será utilizado para vacinar os idosos que se enquadram na etapa inicial da imunização e, depois, a população em geral, seguindo o calendário divulgado pelo governo.

Felicidade

A técnica de enfermagem Elza Aparecida Bispo, 53 anos, casada, dois filhos, que é responsável pelo Centro de Material e Esterilização (CME) da Maternidade Dalila Ferreira Barbosa, era funcionária da limpeza quando resolveu estudar e entrar para o meio da saúde, anos atrás.

Primeira moradora de Arujá a ser imunizada contra a Covid, ela descreveu como foi fazer parte desse momento histórico na cidade. “Essa pandemia, que foi um evento de proporções mundiais, teve muita gente que não se preocupou em se resguardar e evitar contaminar os seus familiares. E isso foi muito triste. Então, estou muito feliz e agradecida ao prefeito, secretário e aos colegas, pela vacina”, expôs.

A Secretaria Municipal da Saúde prossegue nos próximos dias com a vacinação nos profissionais da Saúde, de modo interno, e nas instituições que abrigam os idosos.

VEJA TAMBEM...

Siga o Arujá Reporter

12,894FãsCurtir
48SeguidoresSeguir
35InscritosInscrever
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Mais lidas

- PUBLICIDADE -