17 C
Arujá
terça-feira, 14 de julho de 2020
No menu items!
Início Saúde Arujá registra oito casos de dengue em 2020
- PUBLICIDADE -

Arujá registra oito casos de dengue em 2020

- PUBLICIDADE -

Comitê aborda estratégias de combate à dengue em Arujá.

A Secretaria de Saúde de Arujá promoveu na última semana a primeira reunião do Comitê Municipal de Mobilização Social para Ações de Prevenção e Controle da Dengue, Chikungunya e Zika. O objetivo foi compartilhar informações com membros do executivo e da sociedade civil e discutir estratégias para combater os criadouros do mosquito aedes aegypti. Em 2020 foram registrados oito casos de dengue na cidade.

No encontro, integrantes do colegiado receberam informações sobre a doença e as atividades de prevenção e monitoramento que abrangem toda a cidade e são realizadas diariamente pelo Departamento de Controle de Vetores. A ideia é ampliar a difusão de informações para a população em geral e traçar novas ações.

“Mesmo em meio à preocupação com o coronavírus, não podemos nos esquecer de doenças como a dengue, que são de igual modo perigosas e que já levaram milhares de pessoas a óbito no Brasil. A responsabilidade pelo combate é de todos nós, por isso precisamos nos unir em prol desta causa”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde, Miriam Miletti.

Criado em 2015 pelo decreto 6.527, o Comitê de Arboviroses visa apoiar o município no acompanhamento e intensificação de intervenções preventivas em conformidade com o Programa Nacional de Combate à Dengue. O colegiado é coordenado pela Saúde e composto por membros da sociedade civil, órgãos públicos e outras esferas, com participação voluntária.

Orientações

Arujá registrou oito casos de dengue até 11 de março. Conforme detalhou o supervisor da equipe de combate à doença, Tadeu Pacheco, a Secretaria de Saúde tem intensificado o trabalho preventivo, com a vistoria a imóveis, nebulizações em áreas consideradas de maior risco, coleta de pneus em borracharias, terrenos e vias públicas e instalação de telas de caixa d’água.

Para evitar novos focos da doença, é preciso tomar alguns cuidados: evitar o acúmulo de água em garrafas e baldes; higienizar com frequência os vasos de animais domésticos; manter caixas d’água fechadas; cobrir com areia os pratos de planta e manter nas piscinas a aplicação de produtos como o cloro.

Denúncias

Arujá possui um canal direto de relacionamento entre população e poder público para tratar do assunto: o Disque-Dengue (0800 788 8882). Por este meio os munícipes podem realizar denúncias de focos do mosquito e situações de risco.

Mais lidas

Venda de gás de cozinha, acima de R$ 70, está irregular e deve ser denunciada

Consumidor deve denunciar locais que vendam gás de cozinha com preço abusivo.O Procon de São Paulo orienta os...

Posto de gasolina de Arujá é investigado por maior fraude em operação estadual

Operação Olhos de Lince, do Ipem, multou 63 postos de gasolina no EstadoO Ipem (Instituto de Pesos e...

Colapso de leitos na Grande SP deve ocasionar lockdown em Arujá

Fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mêsO risco de Arujá entrar em lockdown...

3.129 famílias de Arujá receberão cesta básica a partir de amanhã

Famílias beneficiadas estão inscritas no programa Bolsa FamíliaTerá início nesta sexta-feira (15), por meio do projeto estadual Alimento...
- PUBLICIDADE -