Informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria de Saúde de Arujá monitora a primeira notificação suspeita de coronavírus (COVID-19) do município, registrada na noite de terça-feira, 2. A paciente, de 23 anos de idade, passou a apresentar os sintomas no último dia 26, foi atendida no Pronto Atendimento Central e já está em isolamento domiciliar. O material para exame foi coletado e encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, responsável pela análise.
Segundo as informações apuradas pela Vigilância Epidemiológica, a arujaense não fez viagens recentemente, mas atua como auxiliar de operações no Aeroporto Internacional de Guarulhos e pode ter tido contato com pessoas sintomáticas que estiveram no exterior. Embora esteja bem, a paciente ficará em isolamento até que o resultado dos exames seja informado pelo instituto.
Todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde estão sendo rigorosamente seguidos pelas equipes, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. A Pasta já vinha, inclusive, ampliando a comunicação com os estabelecimentos de saúde e hospitais do município e divulgando as dicas de prevenção, que são as mesmas adotadas para outras doenças de transmissão respiratória.
“Trata-se de uma suspeita. As pessoas devem manter a calma, acompanhar as informações nos canais oficiais e evitar as fakes news, que podem gerar pânico e trazer dificuldades ao trabalho de conscientização que precisa ser realizado. A situação segue sob controle e o momento é de tomar os cuidados necessários e prevenir”, pontua a secretária Carmen Pellegrino.
Cuidados
É importante lavar constantemente as mãos, proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ficar atento aos sintomas de gripe como febre, tosse, dificuldade respiratória aguda, dores no corpo e na cabeça, entre outros. Redobre a atenção em caso de contato com pessoas que estiveram ou são das áreas de transmissão e de casos confirmados da doença.
Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Vigilância, no telefone 4652 1079, ramal 215.
Dicas
· Utilize lenço descartável para higiene nasal.
· Cubra nariz e boca (pode ser com o cotovelo ou com lenços descartáveis) quando espirrar ou tossir.
· Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e sempre higienize as mãos após tossir ou espirrar.
· Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas, canudos, cigarros ou batons.
· Mantenha ambientes bem ventilados, evite contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença
· Evite contato próximo com animais silvestres e animais doentes em fazendas ou criações
· Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos)