PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Arujá tem caso suspeito de coronavírus

Prefeitura de Arujá
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

Informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria de Saúde de Arujá monitora a primeira notificação suspeita de coronavírus (COVID-19) do município, registrada na noite de terça-feira, 2. A paciente, de 23 anos de idade, passou a apresentar os sintomas no último dia 26, foi atendida no Pronto Atendimento Central e já está em isolamento domiciliar. O material para exame foi coletado e encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, responsável pela análise.

Segundo as informações apuradas pela Vigilância Epidemiológica, a arujaense não fez viagens recentemente, mas atua como auxiliar de operações no Aeroporto Internacional de Guarulhos e pode ter tido contato com pessoas sintomáticas que estiveram no exterior. Embora esteja bem, a paciente ficará em isolamento até que o resultado dos exames seja informado pelo instituto.

Todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde estão sendo rigorosamente seguidos pelas equipes, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. A Pasta já vinha, inclusive, ampliando a comunicação com os estabelecimentos de saúde e hospitais do município e divulgando as dicas de prevenção, que são as mesmas adotadas para outras doenças de transmissão respiratória.

“Trata-se de uma suspeita. As pessoas devem manter a calma, acompanhar as informações nos canais oficiais e evitar as fakes news, que podem gerar pânico e trazer dificuldades ao trabalho de conscientização que precisa ser realizado. A situação segue sob controle e o momento é de tomar os cuidados necessários e prevenir”, pontua a secretária Carmen Pellegrino.

Cuidados

É importante lavar constantemente as mãos, proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ficar atento aos sintomas de gripe como febre, tosse, dificuldade respiratória aguda, dores no corpo e na cabeça, entre outros. Redobre a atenção em caso de contato com pessoas que estiveram ou são das áreas de transmissão e de casos confirmados da doença.

Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Vigilância, no telefone 4652 1079, ramal 215.

Dicas

·  Utilize lenço descartável para higiene nasal.

·  Cubra nariz e boca (pode ser com o cotovelo ou com lenços descartáveis) quando espirrar ou tossir.

· Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e sempre higienize as mãos após tossir ou espirrar.

· Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas, canudos, cigarros ou batons.

·  Mantenha ambientes bem ventilados, evite contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença

· Evite contato próximo com animais silvestres e animais doentes em fazendas ou criações

·  Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos)

Tópicos
Compartilhe
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Comentários
Veja também
SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE