PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Arujá teve três casos de dengue confirmados no primeiro trimestre

Foto: Divulgação/PMA
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

Prefeitura orienta maior cuidado da população

O Controle de Vetores da Prefeitura de Arujá informou que, entre janeiro e março de 2020, houve 98 notificações de dengue das quais oito foram confirmados. Já em 2021, no mesmo período, 22 casos foram dados como suspeitos, dos quais apenas três foram confirmados.

No primeiro trimestre de 2020, foram realizadas 19.329 visitas de rotina e 8.129 possíveis focos do mosquito foram interditados. Durante o mesmo período em 2021, aconteceram 26.620 visitas e 3.888 bloqueios de focos larvais.

Cuidado

Para não confundir a Covid-19 com a Dengue, vale lembrar que os principais sintomas trazidos pelo Aedes aegypti são dores de cabeça e nos olhos, febre e dor no corpo. Diferente do Coronavírus, a Dengue não tira o sabor de alimentos, não bloqueia o odor e não causa falta de ar.

Em caso de suspeita, o arujaense deve comparecer a Unidade Básica de Saúde mais próxima. No local, o profissional de Saúde irá solicitar um exame de sangue, que será feito na própria unidade.

Cuidados em casa

O alerta da Secretaria Municipal de Saúde é para que a população realize uma vistoria frequente em sua residência e eliminar possíveis acúmulos de água parada que podem se tornar focos do mosquito. Trocar o líquido de vasos por areia e lavar constantemente as tigelas de animais de estimação são medidas importantes para prevenir-se.

Outro ponto necessário para o combate à dengue é não deixar objetos como garrafas, pneus ou outros recipientes, expostos ao ar livre, especialmente em períodos chuvosos.

Tópicos
Compartilhe
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Comentários
Veja também
SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE