26.5 C
Arujá
segunda-feira, janeiro 25, 2021
Início Educação Arujá ultrapassa meta do Ideb 2019 e alcança a 2ª maior nota...
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Arujá ultrapassa meta do Ideb 2019 e alcança a 2ª maior nota do Alto Tietê

- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Município obteve a nota 7.0 no Ideb, superando as médias estadual e nacional

Pelo segundo período consecutivo, Arujá ultrapassa a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e mantém-se nas primeiras colocações entre os municípios do Alto Tietê. O Ideb 2019 da cidade é de 7.0, o maior já alcançado pela rede municipal de ensino desde quando o indicador foi criado.

Conforme os dados atualizados na última sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep), Arujá bateu a meta 6.5 do último biênio e conquistou a segunda maior nota da região, atrás apenas de Guararema, que obteve um Ideb de 7.2. A nota alcançada pela cidade arujaense é superior às médias estadual (6.7) e nacional (5.5).

Das 14 escolas avaliadas, 12 superaram suas metas projetadas. A unidade do Recanto Primavera foi a que atingiu o maior Ideb (7.9), seguida pelas Escolas Municipais Dalila Franco Garcia (7.5), Amadeu de Angelis (7.0), Isabela Pavani Castilho Cruz (7.0), Paulo Freire (7.0), Marisa Aparecida Pendeza (6.9), Eufly Gomes (6.8), Hermínia Araki (6.7), Geraldo Montibeller (6.7), Julia Mitie Mine (6.7), Rosalina de Almeida Mendes (6.4) e EM do Bairro da Peinha (6.0).

De acordo com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, o resultado é construído ao longo dos primeiros anos da educação básica, estabelecendo metas bimestrais, monitorando o rendimento dos alunos e trabalhando com os descritores da Prova Brasil, por meio de projeto específico, que é o Aprova Brasil.

O corpo docente trabalha para sistematizar o conhecimento adquirido ao longo da primeira etapa da educação básica para que os alunos dos 5°anos obtenham resultados positivos no Ideb.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos para a qualidade da Educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) — para as unidades da Federação e para o País, e a Prova Brasil — para os municípios.

Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas, e é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da Educação, sendo a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 — média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

Notas dos municípios do Alto Tietê

MunicípioNota do IdebMeta Projetada
Arujá7.06.5
Biritiba Mirim5.96.0
Ferraz de Vasconcelos6.16.2
Guararema7.26.3
Itaquaquecetuba5.65.8
Mogi das Cruzes6.96.3
Poá6.66.5
Salesópolis6.46.5
Santa Isabel6.76.0
Suzano6.36.2
Error: Embedded data could not be displayed.

VEJA TAMBEM...

Siga o Arujá Reporter

12,894FãsCurtir
48SeguidoresSeguir
35InscritosInscrever
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Mais lidas

- PUBLICIDADE -