Equipamento vai funcionar dentro da Escola Técnica Municipal de Empreendedorijsmo 4.0
A Prefeitura de Arujá pretende criar uma Incubadora de Startups, dentro da Escola Técnica Municipal de Empreendedorismo 4.0, no Centro, no primeiro semestre de 2024. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Santos, durante workshop do Dia da Indústria, em 25 de maio.
As startups movimentaram 205,6 milhões de dólares no Brasil em 2022, valor que supera R$ 1 bilhão. De acordo com o Sebrae, startups são empresas criadas por um grupo de pessoas em busca de um modelo de negócios repetível e escalável, em condições de extrema incerteza. Normalmente, ela surge de jovens focados em tecnologia, que conseguem crescer rapidamente, com alta lucratividade. Obviamente, nem todas as startups consegue se viabilizar. Há exceções, contudo, que podem até se tornar unicórnios (empresas que valem mais de R$ 1 bilhão).
O secretário contou que o prédio da Escola Técnica Municipal está em obras na parte superior para abrigar novas salas e equipamentos. O novo espaço será utilizado justamente para a Incubadora de Startups.
Localizada na avenida João Manoel, 393, no Centro de Arujá, a Escola Técnica Municipal de Empreendedorismo 4.0 foi fundada em 2022 e já formou mais de 400 arujaenses em cursos gratuitos de tecnologia e empreendedorismo.
A proposta da gestão municipal é qualificar a mão de obra arujaense justamente para as indústrias da cidade possam contratar os moradores da cidade e não trazer funcionários dos municípios vizinhos.