PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Arujá vai receber 2.343 vacinas contra a dengue

vacina coronavírus
Foto: Myke Sena/MS

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Imunizante será aplicado apenas em adolescentes

O Ministério da Saúde anunciou que as primeiras doses da vacina contra a dengue foram enviadas ao Estado de São Paulo a partir desta sexta-feira (9) para atender aos municípios contemplados. No entanto, até o momento não há informação sobre a data em que os imunizantes estarão disponíveis para as administrações municipais e como será feita a distribuição das doses. Em Arujá, serão disponibilizadas 2.343 imunizantes.

Na área de abrangência do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), além de Arujá, outras 10 cidades foram selecionadas para receber a vacina.

Ao todo, a região do Alto Tietê vai receber 79.416 doses, número que, a exemplo do início da campanha de covid-19, é menor que o necessário para imunizar as crianças da faixa etária preconizada.

De acordo com a Nota Técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, a vacina será aplicada em duas doses, sendo que a recomendação é iniciar a imunização pelo público-alvo com idade entre 10 e 11 anos. A pasta divulgou, ainda, que a segunda dose será enviada aos municípios posteriormente considerando o intervalo recomendado de três meses entre as aplicações.

A pasta priorizou as áreas com predominância do sorotipo DENV-2 – recentemente emergente – e maior número de casos no período de monitoramento de 2023 a 2024. Embora exista o imunizante contra a dengue, o Ministério da Saúde reforçou em sua Nota Técnica que o controle do Aedes aegypti, seja pelas ações de combate ou prevenção, ainda é o principal método para evitar e controlar a dengue e outras doenças, como Zika e Chikungunya.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.