Empresa chinesa solicitou nova prorrogação do prazo
Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (23), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, informou que a empresa chinesa Sinovac Biotech determinou a prorrogação por mais 15 dias a divulgação dos dados de eficácia da Coronavac, vacina contra a covid-19.
No início do mês, o Butantan já tinha adiado a divulgação dos dados, com a justificativa que pediria o registro definitivo da vacina na Anvisa, com os dados completos do estudo técnico. A Sinovac exigiu o estudo brasileiro e quer incluir estudos realizados em outros países.
Com o adiamento, o Butantan não fará a solicitação de registro da Coronavac na Anvisa nesta quarta-feira. A Sinovac também postergou o pedido de registro da vacina no órgão de vigilância chinesa daqui duas semanas.
Covas ressaltou que a eficácia da Coronavac, pelos testes realizados no Brasil com mais de 13 mil voluntários, se mostrou melhor do que outras vacinas.
O secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, garante que a Campanha Estadual de Imunização contra a covid-19 está mantida para ter início em 25 de janeiro, apesar da confirmação do atraso para repasse dos dados à Anvisa.