Legislativo fez homenagem por ocasião do Dia Internacional da Mulher
A Câmara de Arujá celebrou o 8 de março com Casa cheia, homenagens a lideranças femininas da cidade e uma reflexão sobre a relação entre mulheres e finanças e como a falta de controle sobre o dinheiro afeta, especialmente, a vida delas.
O evento teve a participação especial da empresária Julieth Mello, que apresentou a palestra Elas que lucrem a público formado, majoritariamente, por mulheres e que lotou o Plenário Vereador João Godoy na tarde de sexta-feira – Dia Internacional das Mulheres.
Julieth expôs a necessidade de as mulheres superarem o medo de falar sobre dinheiro e investirem em estudo e conhecimento para conquistar sua autonomia financeira.
“Problemas com dinheiro é uma das principais causas do fim de relacionamentos e a dependência financeira do cônjuge faz com que mulheres permaneçam em relacionamentos abusivos”, explicou.
Ao contar sobre sua infância, Julieth afirmou que falar sobre dinheiro é difícil para muitas pessoas. Ela listou ditados populares como “O dinheiro não traz felicidade” ou “Ganhar dinheiro é difícil” como crenças que limitam ou impedem mulheres de lidar com suas finanças.
Ao longo da explanação, a empresária chamou a atenção para o aspecto emocional das finanças – “49% das mulheres compram por impulso” – e da falta de planejamento como causas do endividamento e descontrole financeiro. Pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) apresentada por Julieth aponta que problemas com dinheiro e dívida afetam o trabalho, a produtividade e o equilíbrio emocional das pessoas.
Para a empresária, falar sobre finanças para o público feminino é mais do que um trabalho, é um propósito. “Espero que tenha conseguido plantar uma sementinha aqui”, finalizou.
Autoridades
O evento de 8 de março na Câmara foi conduzido pelo presidente do Legislativo arujaense Gabriel dos Santos (PSD). Ele compôs a Mesa com o prefeito Luís Camargo (PSD), a presidente do Fundo Social, Clau Camargo, a vereadora e Procuradora Especial da Mulher, Cris do Barreto (PSD), a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Flávia Sanches, o presidente emérito da Câmara, Genésio Severino da Silva, e a delegada da Delegacia da Mulher, Regina Campanelli.
Em sua fala, o prefeito ressaltou as políticas públicas implementadas pela administração para o enfrentamento à violência contra as mulheres e fez um apelo à educação para que “ensinem na sala de aula o respeito às mulheres”. O Chefe do Executivo defendeu a emancipação das mulheres e a ampliação da representação nos espaços de poder e decisão.
“Precisamos mobilizar as mulheres para entrar na política, pois a política é a única forma de verdadeiramente promover o bem-estar das pessoas e o empoderamento feminino”, finalizou.
Única vereadora da Casa de Leis, Cris do Barreto também reforçou a fala do prefeito e destacou a necessidade de Arujá eleger mais representantes femininas. “Fomos apenas 11 mulheres vereadoras ao longo da história de nossa cidade”. A parlamentar ainda relembrou a criação da rede de proteção às mulheres e disse que “se sente homenageada ao homenagear outras mulheres”.
O vereador João Luiz (PSD) falou em nome dos vereadores e relembrou fatos históricos que marcaram a luta das mulheres, entre os quais, o incêndio na fábrica de Nova Iorque e a Revolução Russa. Ela parabenizou o presidente da Casa pelo evento, ressaltou a presença de ex-vereadoras ao evento e finalizou dizendo que “o dia das mulheres deve ser celebrado hoje e sempre”.
Clau Camargo, presidente do Fundo Social, garantiu que “a administração está comprometida com o direito das mulheres e investindo em capacitação”. “Hoje é um dia de celebrar conquistas e homenagear as pioneiras”.
Também participaram do evento os vereadores Divinei (PL), Renan de Arujá (PODE), GCM Uelton (PSDB) e Vinícius Pateta (Rede).
Homenageadas
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a entrega do Título de Mulher Cidadã a 16 mulheres de Arujá, representantes dos mais diversos segmentos sociais. Foram elas: Andréia do Carmo, Ariane Barbosa, Clau Camargo, Cristiane Araújo Pedro, Elaine Gentil, Gláucia Gabriela Librelon Hishmeh, Ifigênia Maria Luiz de Oliveira, Lindalva Santos Bezerra, Lindinei Ariaco Santana, Márcia Isabel Barbosa Neves, Maria José de Souza Nunes, Maria Viana Sevério, Regina Campanelli, Sidneia Cristo Kineipe da Costa, Solange Arthur Nascimento Veiga e Soraia Maria Garcia Nasser.