Proprietário conseguiu reaver seu veículo após seis horas do crime
A Central de Monitoramento da GCM (Guarda Civil Municipal) de Arujá tem garantido ação mais rápida das forças de segurança da cidade. Um exemplo é o furto de um Corsa verde ocorrido na manhã de quarta-feira (28) na rua Anadir Coutinho de Ávila, no Parque Rodrigo Barreto.
O veículo foi identificado pelas câmeras de monitoramento e pelo sistema de muralha eletrônica. Em ação conjunta entre GCM e Polícia Militar, o carro foi recuperado e devolvido a Francisco Santos, seu proprietário, na Delegacia de Arujá.
Em depoimento, Francisco comentou a surpresa de ter recuperado o seu carro tão em menos de seis horas.
“Foi um procedimento muito rápido pelo sistema de segurança. Estou sem palavras. Não deu nem tempo de absorver o furto e já estou com o carro de volta”, disse Francisco.
Inaugurada na segunda-feira (26), a Central de Monitoramento tem contribuído para a solução de vários casos nesta semana, como a detenção de um adolescente de 14 anos com um simulacro de revólver na frente de uma escola.
Com 280 câmeras de vigilância, espalhadas em toda a cidade, Arujá passa a ser um dos municípios mais vigiados do Estado. Ainda haverá a aquisição de novos equipamentos para serem instalados na frente das escolas municipais, além da nova frota de ônibus.
Na cerimônia de lançamento do serviço, o prefeito Luis Camargo (PSD) disse que a tecnologia utilizada na cidade é a mais avançada do Alto Tietê e que será apresentada ao Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) para a efetivação de parcerias.
“Todos os bairros estão prestigiados, inclusive nos limites do município para identificação dos veículos roubados”, disse o prefeito.
O major Senivaldo é coordenador operacional do 31º Batalhão da Polícia Militar e avalia que, com o novo sistema, será possível reduzir drasticamente os casos de furto e roubo de veículos em Arujá.