Crianças e adolescentes terão oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação, além de se imunizarem contra a poliomielite
O Governo de São Paulo começa nesta segunda-feira (8) a Campanha de Multivacinação e contra a Poliomielite. Crianças e adolescentes de até 15 anos podem atualizar a caderneta da vacinação e os pequenos, de até 5 anos, podem tomar a vacina contra a pólio. A ação segue até 9 de setembro e, em todo o Estado, serão 4.470 postos de vacinação.
A campanha contempla a vacina BCG, contra a tuberculose, imunizantes contra as hepatites A e B, poliomielite e rotavírus, a pentavalente – contra difteria, tétano, coqueluche, hebatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b – e também doses contra caxumba, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e HPV.
O Estado conta com 9,1 milhão de crianças e adolescentes nesta faixa etária e os responsáveis devem levá-los aos postos de vacinação com a caderneta para que se confira se a imunização está em dia. Estão envolvidos na ação mais de 21 mil profissionais da Saúde.
Para os pequenos, entre 1 e 4 anos, também é importante tomar a dose adicional contra a poliomielite, para evitar o risco de reintrodução da doença, que não registra um caso no Estado há mais de 30 anos.
No dia 20 de agosto, os postos de todos os municípios estarão abertos no Dia D de Vacinação, uma oportunidade a mais para que os pequenos sejam imunizados.
“É fundamental que os pais levem seus filhos para a vacinação, pois é um cuidado a mais que se tem para mantê-los saudáveis” avalia o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.