PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CCR NovaDutra alerta motoristas sobre a importância de fazer a revisão do veículo

Foto: CCR NovaDutra

PUBLICIDADE

Pane mecânica lidera ranking de atendimentos na via Dutra.

O que muitos motoristas desconhecem ou não dão importância são para os cuidados essenciais para a manutenção preventiva do veículo. Por isso, com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância de revisar o veículo antes de pegar a estrada, a CCR NovaDutra realiza a campanha Dirija com Responsa – ‘Vai Viajar? Revise seu veículo’, durante o mês de dezembro.

Levantamento da CCR NovaDutra realizado nos 402 km da via Dutra mostra que de janeiro a novembro desse ano, as equipes do SOS Usuário da concessionária fizeram um total de 79.185 atendimentos na rodovia. O número é 75% menor do que o registrado no mesmo período de 2018 (94.916). Mas nem por isso deixa de ser importante. Dentro dos atendimentos prestados ao usuário até novembro desse ano, a pane mecânica lidera o total de ocorrências com 52.883 atendimentos. Na sequência aparecem pneu furado (11.789), pane seca (6.054), superaquecimento do motor (3.638), bateria descarregada (2.877) e pane elétrica (1.944).

 “É importante o motorista realizar uma manutenção preventiva no seu veículo, verificando os principais itens, como iluminação traseira e dianteira, sistema de freios e arrefecimento do motor e também saber os pontos onde pode abastecer seu veículo para evitar parar no meio da sua viagem. Além de evitar transtornos e até mesmo acidentes, a manutenção preventiva oferece mais vida útil ao veículo”, afirma Virgílio Leocadio, gestor de atendimento da CCR NovaDutra.

Penalidades

Os cuidados com a parte mecânica devem ser constantes para evitar o surgimento de problemas com o veículo e também com o bolso. A pane seca, quando o carro deixa de funcionar por falta de combustível, por exemplo, pode render multa ao motorista no valor de R$ 130,16, além do risco de ocasionar um acidente. 

Alguns cuidados são essenciais para chegar bem ao seu destino:

  • Verifique o nível do combustível e calcule o tempo de viagem;
  • Use sempre o cinto de segurança;
  • Acomode as bagagens com cuidado no porta-malas;
  • Verifique a água no radiador, o nível de óleo   no motor, o sistema de freios, os faróis e as lanternas;
  • Confira estepe, triângulo, macaco e chave de roda;
  • Calibre os pneus, inclusive o do estepe;
  • Tenha os documentos do carro e do motorista atualizados e em mãos.

PUBLICIDADE

Tópicos
Compartilhe
Veja também
SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE