13.6 C
Nova Iorque
quarta-feira, agosto 12, 2020
Início Cidade Coleta de recicláveis deve retornar em agosto em Arujá
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Coleta de recicláveis deve retornar em agosto em Arujá

- PUBLICIDADE -

Meio Ambiente discute retomada da coleta seletiva em Arujá

A coleta seletiva deverá ser retomada de maneira gradual em Arujá a partir de agosto. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um protocolo de ações está sendo desenvolvido, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores que têm contato com os materiais descartados. O assunto esteve em pauta na quarta-feira (22), na sede da pasta.

Representantes da Associação dos Catadores de Arujá (Cora), da Electra (empresa responsável pela coleta de lixo na cidade) e da Meiwa Embalagens (parceira no processo de reciclagem de EPS) foram recebidos pela secretária de Meio Ambiente, Ionara Fernandes, que apresentou as exigências previstas pelo Ministério Público (MP) e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) no que diz respeito à coleta de recicláveis.

No encontro, foram expostas as condições para o retorno dos trabalhos e as adequações que serão realizadas, tanto no estágio de coleta dos recicláveis, quanto no manuseio realizado na sede da cooperativa. A equipe técnica da pasta apresentou as providências que já estão sendo tomadas visando atender às exigências do MP e da ABES.

“A prioridade é a segurança dos trabalhadores envolvidos em todo o processo, inclusive, a Secretaria de Saúde fará o teste rápido em todos os cooperados. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente entende a importância da coleta seletiva, mas o serviço só será retomado quando todas as adequações forem realizadas e implantadas de maneira efetiva”, explicou a secretária de Meio Ambiente.

Entre as mudanças nos procedimentos, estão a adoção do uso de novos equipamentos de proteção individual (EPIs) por parte dos cooperados da Cora, a obediência de um protocolo de entrada na sede da cooperativa e um novo ciclo de tratamento do material recolhido. Todas as medidas visam diminuir o risco de infecção pelo novo coronavírus.

Melhorias

Entre as novidades na retomada da coleta estão a disponibilização de um novo caminhão para a recolha dos materiais, com mais espaço de condicionamento e melhor adequado para o serviço. Além disso, um novo itinerário também está em estágio de elaboração, visando atender mais pontos da cidade.Sobre a retomada dessa atividade, a secretária afirma que os trabalhos voltarão gradualmente, para que as adequações sejam implantadas efetivamente e o serviço seja realizado de maneira ainda mais eficaz do que antes da pandemia.

Mais lidas

Venda de gás de cozinha, acima de R$ 70, está irregular e deve ser denunciada

Consumidor deve denunciar locais que vendam gás de cozinha com preço abusivo. O Procon de São Paulo orienta os...

Posto de gasolina de Arujá é investigado por maior fraude em operação estadual

Operação Olhos de Lince, do Ipem, multou 63 postos de gasolina no Estado O Ipem (Instituto de Pesos e...

Colapso de leitos na Grande SP deve ocasionar lockdown em Arujá

Fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mês O risco de Arujá entrar em lockdown...

Confira os feriados e pontos facultativos em Arujá em 2020

Aniversário de Arujá e Corpus Christi caem na mesma semana. Após dois feriados seguidos, de Natal e Ano-Novo, nem...
- PUBLICIDADE -