Prefeito Vanderlon Gomes, de Salesópolis, é o novo presidente do consórcio
A união e a representatividade do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) foram celebradas durante a posse da nova diretoria da entidade para 2024, realizada nesta terça-feira (2). Neste ano, o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes, comandará o maior consórcio da Região Metropolitana de São Paulo.
A cerimônia contou com a presença da diretoria do consórcio, do secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado estadual André do Prado, autoridades e representantes de entidades.
Com a nova gestão o consórcio passa incorporar uma nova identidade: CONDEMAT+, nome que representa a expansão da entidade tanto em território quanto em atuação.
Foram empossados também o vice-presidente, Rodrigo Ashiuchi, prefeito de Suzano; o primeiro tesoureiro, José Luiz Eroles Freire, prefeito de Guararema; o segundo tesoureiro, Elzo Elias de Souza, prefeito de Igaratá; e o secretário Luís Camargo, prefeito de Arujá (PSD).
Durante o evento de posse, Kassab ressaltou a representatividade que o Condemat possui no Estado.
“Esse é um cargo muito expressivo e a responsabilidade é muito grande, tenho certeza que o Vanderlon vai saber compartilhar isso com todos os integrantes, a Assembleia Legislativa e o Poder Executivo para que todos juntos possam dar as respostas que a região precisa. Essa articulação que está sendo feita dentro do consórcio dá o lastro que essas demandas precisam, elas vêm com mais legitimidade e poder político, e com isso aumentam muito as possibilidades de serem atendidas”, acrescentou.
O subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado, José Police Neto, elogiou a composição do Condemat que é formado tanto por cidades de pequeno porte quanto grandes municípios, onde todos têm a mesma voz.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado estadual André do Prado, lembrou da articulação feita pelo Condemat para conquistar o desassoreamento do rio Tietê e a instalação do Hospital Regional do Alto Tietê, em Suzano, duas lutas do consórcio.
“Um trabalho que muitas vezes não aparece, mas que é uma das grandes conquistas e consolidação da importância do consórcio são as Câmaras Técnicas, que tem feito um debate muito intenso em diversas áreas como saúde, educação e meio ambiente”, afirmou.