Secretaria de Assistência Social quer facilitar acesso da população ao equipamento
Desde o dia 3 de abril deste ano, o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) está atendendo presencialmente na rua Antônio Navidade Coutinho, 49, Arujá, próximo à Praça do Coreto, no Centro da cidade.
Segundo a Secretaria de Assistência Social de Arujá, a realocação da unidade para o centro da cidade facilita o acesso dos munícipes ao atendimento especializado. Esta mudança já teve um impacto direto em um dos serviços: o de abordagem social para pessoas em situação de rua.
O acompanhamento e mapeamento, que antes eram realizados uma vez ao mês nos períodos diurno e três vezes ao mês noturnos, a partir desta data da mudança passou a ser diário durante o dia e tem sido feito uma vez por mês durante a noite, em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal).
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, presencialmente, ou pelo telefone e WhatsApp (11) 4651-3293.
Em caso de emergências e denúncias é recomendado ligar para o número 153 da GCM de Arujá que, por sua vez, entrará em contato com a equipe do Creas.
Público-alvo
Podem ser atendidos pela unidade: famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.