Sessão especial encerrou edição de 2023 do projeto Vereador Mirim por um Dia
Quatro projetos elaborados pelos estudantes eleitos como Vereadores Mirins foram discutidos, votados e aprovados em sessão especial realizada no Plenário Vereador João Godoy, na Câmara de Arujá, na terça-feira (5).
Pais, professores e vereadores prestigiaram a atividade que encerrou a edição de 2023 da iniciativa, retomada após 30 anos pela Câmara de Arujá.
Os projetos apresentados na sessão especial foram escritos pelos alunos durante oficina promovida pela Escola do Legislativo. Eles trataram de temas como cultura, assistência social, educação e trânsito.
Os alunos defenderam a instalação de faixas de pedestres e semáforos nas ruas da cidade para garantir maior segurança no trânsito; moradia e programa de assistência para pessoas em situação de rua; maior visibilidade à Cultura, por meio do teatro e contratação de psicólogos em todas as escolas para cuidar da saúde mental de crianças e jovens.
A votação foi conduzida pela presidente Ana Júlia Santana Claudino, da EE Dr. Washington Luiz com apoio do Presidente Titular Gabriel (PSD) e da Mesa Diretora composta pelas estudantes Júlia Lopes do Colégio Objetivo, na 1ª Secretaria, e Carollyne Araújo, da EE Maria Isabel, na 2ª Secretaria.
Na tribuna, os vereadores titulares elogiaram a iniciativa e ressaltaram a importância do estímulo à consciência política para formação de novas lideranças no futuro. Presidente da Casa, Gabriel dos Santos (PSD) não escondeu a emoção.
“Estou extasiado! E tudo correu como acontece na nossa sessão mesmo”, disse ao arrancar risos do público.
Os Vereadores Mirins ainda utilizaram o painel eletrônico – semelhante ao utilizado nas sessões oficiais – para as votações.
Confira os projetos votados e seus autores
- PL 1/2024 – Dispõe sobre segurança no trânsito. Autores: Reinaldo Junior da EE Amadeu Rodrigues Norte e Deyvison Santos da EE Benedito Manoel dos Santos;
- PL 2/2024 – Dispõe sobre assistência social a pessoas em situação de rua. Autoria: Miguel Reis de Souza da EE Pastor Carlos Strauttmann e Rebeca Ciudad EE Esli Garci Diniz.
- PL 3/2204 – Dispõe sobre contratação de psicólogos para atuarem nas escolas. Autoria: Mariana Rios do Instituto Athenas de Educação e Jady Librelon Hishmeh do Colégio Hipercubo;
- PL 4/2024 – Dispõe sobre ações para dar visibilidade à cultura por meio do teatro. Autoria: Ana Júlia Santana Claudino, da EE Washington Luiz e Isabel Christina Pereira da Silva do Colégio Ideal.
Cidadania
O projeto Vereador Mirim por um Dia é uma proposta de cunho educativo-pedagógico que tem como principais finalidades possibilitar aos alunos do Município a vivência do processo democrático, através da realização de eleições nas unidades escolares, e a interação com o Poder Legislativo a fim de estimular a consciência política e cidadã.
A ideia nasceu como um concurso entre estudantes no ano de 1984, foi reestruturado em 1993 e ganhou o formato atual a partir da iniciativa do atual presidente Gabriel dos Santos (PSD).
Devido ao sucesso da iniciativa, que atraiu 13 escolas no ano passado, a Câmara já prepara a edição de 2024 do projeto.