Vítima conseguiu ser socorrida ao acionar o Botão Maria da Penha
Por volta das 17h30 desta terça-feira (18), no Parque Rodrigo Barreto, a Guarda Civil Municipal (GCM), em atendimento de ocorrência de descumprimento de medida protetiva, prendeu em flagrante um homem de 32 anos. O agressor é ex-marido da vítima. Ela usou o botão Maria da Penha do aplicativo 153 Cidadão, para acionar a GCM.
Quando o agressor chegou ao local, a mulher de imediato acionou o botão, gerando instantaneamente um aviso e a localização para a Central da Guarda Civil Municipal que, rapidamente, encaminhou uma viatura ao local, onde os GCMs tiveram acesso à vítima.
Ao avistar os guardas, o suspeito tentou fugir por um escadão, mas foi interceptado pela equipe. Ao ser detido, ele ainda deu nome falso e disse que não era a pessoa procurada, mas foi de pronto reconhecido pela vítima.
De acordo com a GCM, o homem estava alterado, nervoso e falando palavrões. Com ele, havia duas facas, que foram apreendidas.
A GCM prendeu o suspeito por descumprimento de decisão judicial, que estipulou medidas protetivas de urgência, previsto no artigo 24 – A da Lei 11.240/06, mais conhecida como “Lei Maria da Penha”. A pena prevista para casos como este é de detenção de três meses a dois anos e somente a autoridade judicial é que pode conceder fiança.
Botão Maria da Penha
O botão Maria da Penha serve para que a vítima de violência doméstica não precise se esconder para fazer a ligação. Desta forma, ela não precisa se expor e a rápida ação dificulta que o autor do crime fuja antes da chegada da GCM, facilitando a prisão em flagrante.
A rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica auxilia na instalação do aplicativo 153 Cidadão e sua ativação é feita pela Guarda Civil Municipal, por meio da medida protetiva. Além disso, são realizadas visitas periódicas e orientações pela Patrulha Maria da Penha da GCM.
Para utilizar o aplicativo 153 Cidadão, basta que qualquer cidadão acesse a loja de seu smartphone ou tablet, faça o download gratuito do App 153 cidadão e realizar instalação, cadastre o número telefone e solicite o código de validação.