Suspeito de 16 anos foi encaminhado para a Delegacia de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente
A Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba apreendeu, na última segunda-feira (13), 29 animais silvestres em uma agência dos Correios. Um suspeito de 16 anos e sua responsável legal foram encaminhados para a Delegacia de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente, em Mogi das Cruzes, onde o caso foi registrado.
Entre os animais, foram encontradas 25 cobras jiboias filhotes, três cágados e uma aranha tarântula. Os animais chegaram até a cidade por meio de uma encomenda vinda de Belém (PA). O adolescente alegou que receberia os animais e encaminharia para terceiros.
Encontradas em situação de maus tratos, uma das cobras morreu antes que o resgate ocorresse, enquanto os outros animais foram enviados ao CRAS-PET (Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico Tietê).
O secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, detalhou a ocorrência e elogiou o trabalho dos agentes envolvidos na ação.
“Fomos chamados inicialmente para atender uma ocorrência que envolvia serpentes, sem muitos detalhes. Nossos agentes agiram rapidamente e se depararam com a gravidade da apreensão”, disse.
As tartarugas estavam enroladas em esparadrapo e fita adesiva, as cobras em embalagens de marmitas e a aranha em uma caixa
. “É um crime que precisa ser combatido pela raiz, por isso parabenizo os agentes da Guarda Ambiental por mais uma vez reafirmarem que Itaquá tem lei e os responsáveis serão investigados e punidos”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
A Guarda Ambiental pode ser acionada pelo 153.