“Projeto Games” promove a inclusão digital dos adolescentes com a plataforma do jogo League of Legends
A Fundação CASA implantou recentemente um projeto dedicado especialmente aos jogos eletrônicos para computador, utilizando para isso o game online de estratégia e batalhas, League of Legends, mais conhecido como LoL.
A ação, chamada “Projeto Games”, foi criada e desenvolvida pela Gerência de Educação Física e Esporte da Fundação CASA juntamente com a Divisão de Tecnologia da Instituição.
O “Projeto Games” é realizado de forma extra-curricular com os adolescentes, após todas as atividades formais da Instituição, como a rotina escolar e de educação profissional básica.
As oficinas são monitoradas pelos profissionais de educação física e, até o momento, ocorrem em seis centros da Instituição, sendo quatro masculinos e um feminino, entre as quais, a de Arujá.
De acordo com o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, os jogos online já fazem parte da realidade de muitos jovens e também promovem a inclusão social. “No jogo, por exemplo, os adolescentes trabalharão uma série de conhecimentos, por exemplo, pessoais e psicossociais, como aprender a lidar com a derrota ou a vitória, fair play, concentração, utilizar o raciocínio estratégico, o trabalho em equipe”, comentou.
O período de testes do projeto terminou em janeiro de 2022, e as oficinas serão estendidas aos poucos para todos os centros socioeducativos da Fundação CASA.