Arujaenses podem se inscrever de maneira online
Jovens de Arujá que completam 18 anos até dezembro de 2021 devem fazer o alistamento militar até junho desse ano, de maneira online, pelo link.
Segundo explicou o secretário da Junta Militar de Arujá, Renato Lopes, para fazer o alistamento obrigatório o jovem deve seguir as instruções contidas no site, preencher um formulário com seus dados pessoais e anexar documentos como o RG, CPF e comprovante de endereço. Pelo próprio site também é possível declarar se mora no Exterior, se é arrimo de família (único responsável pelo sustento dos familiares), se tem nome social, algum problema de saúde ou necessidade especial.
Ao prosseguir com o alistamento, é gerado no sistema um boleto para o pagamento da taxa de R$ 4,78. Após o envio do comprovante de pagamento, será possível obter o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), pois em Arujá, devido ao fato de não haver Base Militar e nem Tiro de Guerra (TG), todos são dispensados, conforme informou Lopes.
Atualmente, a Junta Militar de Arujá, que é subordinada à 4ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM), funciona na rua João Feliciano, 75, porém, provavelmente ainda nesse mês de março, seja transferida para a rua Adhemar de Barros, 60, juntamente com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).
A média de jovens alistados anualmente no serviço militar em Arujá, conforme Lopes, é de 800 a 900 pessoas. No entanto, até o momento, alistaram-se 560, inclusive os que deixaram de fazer o procedimento no ano passado, devido à pandemia. “Quem não se alistar dentro do prazo, que começou em janeiro e vai até junho, precisa regularizar a situação e, além do pagamento da taxa, precisará pagar também a multa de igual valor (R$ 4,78). Vale lembrar que somente com o Certificado de Reservista é que o jovem poderá tirar o título de eleitor. Se não fizer o alistamento obrigatório, ele também não poderá assumir cargo em concurso público, tirar passaporte e pode atrapalhar ao se formar na faculdade”, descreveu Lopes.
Dúvidas podem ser tiradas na Junta Militar de Arujá somente por telefone: 4651-5672.