PUBLICIDADE

Jovens que completam 18 anos esse ano devem fazer alistamento militar até junho

Prefeitura de Arujá
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

Arujaenses podem se inscrever de maneira online

Jovens de Arujá que completam 18 anos até dezembro de 2021 devem fazer o alistamento militar até junho desse ano, de maneira online, pelo link.

Segundo explicou o secretário da Junta Militar de Arujá, Renato Lopes, para fazer o alistamento obrigatório o jovem deve seguir as instruções contidas no site, preencher um formulário com seus dados pessoais e anexar documentos como o RG, CPF e comprovante de endereço. Pelo próprio site também é possível declarar se mora no Exterior, se é arrimo de família (único responsável pelo sustento dos familiares), se tem nome social, algum problema de saúde ou necessidade especial.

Ao prosseguir com o alistamento, é gerado no sistema um boleto para o pagamento da taxa de R$ 4,78. Após o envio do comprovante de pagamento, será possível obter o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), pois em Arujá, devido ao fato de não haver Base Militar e nem Tiro de Guerra (TG), todos são dispensados, conforme informou Lopes.

Atualmente, a Junta Militar de Arujá, que é subordinada à 4ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM), funciona na rua João Feliciano, 75, porém, provavelmente ainda nesse mês de março, seja transferida para a rua Adhemar de Barros, 60, juntamente com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

A média de jovens alistados anualmente no serviço militar em Arujá, conforme Lopes, é de 800 a 900 pessoas. No entanto, até o momento, alistaram-se 560, inclusive os que deixaram de fazer o procedimento no ano passado, devido à pandemia. “Quem não se alistar dentro do prazo, que começou em janeiro e vai até junho, precisa regularizar a situação e, além do pagamento da taxa, precisará pagar também a multa de igual valor (R$ 4,78). Vale lembrar que somente com o Certificado de Reservista é que o jovem poderá tirar o título de eleitor. Se não fizer o alistamento obrigatório, ele também não poderá assumir cargo em concurso público, tirar passaporte e pode atrapalhar ao se formar na faculdade”, descreveu Lopes.

Dúvidas podem ser tiradas na Junta Militar de Arujá somente por telefone: 4651-5672.

Tópicos
Compartilhe
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Comentários
Veja também
SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE