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segunda-feira, abril 19, 2021
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Mais da metade dos veículos escolares da Prefeitura de Arujá são velhos

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Arujá Repórter teve acesso aos relatórios do TCE.

Fiscalização ordenada do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), no final do mês passado, descobriu que mais da metade dos veículos escolares próprios da Prefeitura de Arujá têm mais de dez anos. O Arujá Repórter teve acesso aos relatórios dos fiscais.

No dia 26 de setembro, o TCE fiscalizou 269 escolas públicas em mais de 200 municípios. Em Arujá, foram monitoradas a Escola Municipal Padre Geraldo Montibeller, no Jardim Pinheiro, e a Escola Municipal Bairro Penhinha. 

De acordo com o tribunal, a cidade de Arujá possui 10.214 crianças em escolas municipais, sendo que 1.080 são atendidas pelo transporte escolar. Destes, 667 são da zona urbana e 413 da área rural. Ao todo, são 13 veículos da frota própria da Prefeitura para executar o serviço – 12 micro-ônibus e uma van. Destes, sete possuem mais de dez anos de uso.

O transporte escolar também é executado por terceirizados: uma van, dois micro-ônibus e seis ônibus. O pagamento do seguro obrigatório da frota auxiliar não estava em dia até a data da fiscalização do TCE. Na escola do Penhinha, o condutor do veículo escolar não possuía registro atualizado dos alunos.

Questionada sobre a fiscalização, a Secretaria Municipal de Educação informou que não houve apontamentos do TCE “uma vez que não foi constatada qualquer situação irregular”. A Prefeitura afirmou que as recomendações, alertas e apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas sempre servem de norte para a administração municipal promover melhorias em seus processos internos.

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