Entidade completa 60 anos neste domingo
Neste domingo (30) com churrasco, shows e piscinas, o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, com atuação em Arujá, celebrou seus 60 anos. Mais de 10 mil pessoas compareceram ao evento, entre sócios, dependentes e autoridades. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Arujá, José Carlos Santos, compareceu ao evento representando o prefeito Luis Camargo (PSD).
O presidente do sindicato, Josinaldo José de Barros, conhecido como Cabeça, destacou que a data é para celebrar as lutas da entidade, desde a busca pela redemocratização do país, até as necessidades da categoria, como reajustes de PLR (Participação de Lucros e Resultados), cesta básica ou salário.
“Quando o sindicato atua para levar benefícios para o chão da fábrica, o trabalhador reconhece e vira sócio. Nós temos uma grande quantidade de sócios que bancam tudo isso e continuamos avançando na nossa luta”, comentou Cabeça.
Entre os políticos que comparecerem estavam o deputado federal Alencar Santana (PT) e o deputado estadual Márcio Nakashima. Ambos parabenizaram o sindicato pelo empenho na luta em prol dos trabalhadores.
“É um sindicato que tem uma história de resistência de defesa da categoria e da democracia, além da luta política por uma cidade melhor”, disse.
Representante da Igreja Católica, o padre Cleber Leandro, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Tranquilidade, compareceu ao evento para abençoar o sindicato e os trabalhadores. Ele enalteceu que, com o trabalho, as pessoas colaboram com a “obra do Criador”.
Lazer em família
Milhares de sócios do sindicato compareceram à festa de aniversário do sindicato. Os festejos contaram com a dupla sertaneja de Edson e Hudson, o forró de Rodriguinho Capa, o pagode do grupo Rizzueto e o rap de Ndee Naldinho.
Associado ao sindicato há seis anos, o operador de máquina Guilherme Henrique, 32 anos, mora no Jardim São João, em Guarulhos, e levou a família para aproveitar o domingo no Clube de Campo.
“É uma data importante para nós metalúrgicos. O sindicato representa muito para nós, um local de lutas”, comentou.
Nem todos os sócios do sindicato são metalúrgicos. A entidade aceita manter pessoas que não estejam mais na categoria, mas queiram usufruir dos benefícios da associação. Um exemplo é o aeroportuário José Carlos Júnior, 41, que mora na Vila União. Ele trabalhou como metalúrgico, mas decidiu se manter associado à instituição.
“Eu já era metalúrgicos e resolvi continuar por causa da área de lazer”, relatou.
Quem quiser se associar ao sindicato basta ir à secretaria do sindicato, ligar no telefone (11) 2463-5300 ou entrar no site https://www.metalurgico.org.br/.