PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O que os pais devem se atender quando os filhos estão em creches

Rovena Rosa/Agência Brasil

PUBLICIDADE

Ministério da Educação dá recomendação para os pais.

Não é fácil para os pais deixarem os filhos em uma instituição de ensino, ainda mais quando estão no período de creche ou pré-escola, a chamada educação infantil. Para isso, o Ministério da Educação elencou uma série de recomendações, que podem ser conferidas abaixo.

Aspectos que os familiares podem verificar diretamente na creche ou na pré-escola

•    A instituição tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Educação?

•    O alvará sanitário está afixado em lugar visível?

•    A instituição tem proposta pedagógica em forma de documento?

•    Reuniões e entrevistas com familiares são realizadas em horários adequados à participação das famílias?

•    Há reuniões com familiares pelo menos três vezes por ano?

•    Os familiares recebem relatórios sobre as vivências, produções e aprendizagens pelo menos duas vezes ao ano?

•    A instituição permite a entrada dos familiares em qualquer horário?

•    Existe local adequado para receber os pais ou familiares? E para aleitamento materno?

•    As professoras têm, no mínimo, a formação em nível médio, Magistério?

•    Há no mínimo uma professora para cada agrupamento de:

•    6 a 8 crianças de 0 a 2 anos?

•    15 crianças de 3 anos?

•    20 crianças de 4 até 6 anos?

•    As salas de atividades e demais ambientes internos e externos são agradáveis, limpos, ventilados e tranquilos, com acústica que permite uma boa comunicação?

•    O lixo é retirado diariamente dos ambientes internos e externos?

•    A instituição protege todos os pontos potencialmente perigosos do prédio para garantir a circulação segura das crianças e evitar acidentes?

•    A instituição tem procedimentos preestabelecidos que devem ser tomados em caso de acidentes?

O que os familiares podem verificar com a criança sobre o atendimento na educação infantil

•    Pergunte qual é o nome das professoras e de outros funcionários.

•    Pergunte o nome dos amiguinhos mais próximos.

•    Pergunte à criança o que ela mais gostou de fazer naquele dia.

•    Incentive à criança a contar e a narrar situações vividas na instituição:

•    que músicas cantou ou ouviu;

•    quais brincadeiras aconteceram;

•    que pinturas, desenhos, esculturas ela fez;

•    qual livro a professora leu;

•    que história a professora contou;

•    o que ela está aprendendo, entre outras.

O que os familiares podem observar diretamente na criança sobre o atendimento na educação infantil

•    Observe o comportamento da criança quando ela chega na instituição (alegria, timidez ou choro).

•    Observe diária e atentamente enquanto estiver conversando com a criança, seu olhar, seus gestos, sua fala suas reações podem ajudar a avaliar o estado físico e emocional.

•    Observe as reações da criança ao ver seus colegas, isso pode demonstrar como está a relação com a turma.

•    Observe as produções e o material que ela traz da instituição.

PUBLICIDADE

Tópicos
Compartilhe
Veja também
SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE