19 C
Arujá
quinta-feira, 9 de julho de 2020
No menu items!
Início Especiais Turismo Os melhores passeios de trem para curtir ao viajar
- PUBLICIDADE -

Os melhores passeios de trem para curtir ao viajar

- PUBLICIDADE -

Roteiros se dividem entre culturais e artísticos.

Atualmente, para as pessoas que desejam realizar uma viagem de trem, há mais de 20 destinos disponíveis para os turistas em potencial. Os roteiros se dividem entre culturais e turísticos.

O fluxo anual de pessoas que realizam viagens de trens no Brasil é de cerca de 3 milhões de pessoas, segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC).

A maior parte dos traslados concentra-se em passeios realizados ou na região Sudeste ou na região Sul do Brasil, principalmente em cidades localizadas no interior dos estados que fazem parte das duas regiões, mas também é possível encontrar programações em outros locais. Veja alguns dos roteiros:

1 – São João del Rey – Tiradentes (Minas Gerais)

A linha ferroviária entre as duas cidades possui doze quilômetros de extensão. No percurso, os viajantes passam pela Serra de São José assim como outras atrações que compõem o cenário natural da viagem.

O passeio de Maria Fumaça tem seu embarque feito na Estação Ferroviária de São João del Rey e o desembarque na Estação Ferroviária de Tiradentes.

2 – Campos do Jordão (São Paulo)

Esse roteiro é executado por um bondinho e o percurso está limitado ao perímetro urbano da cidade. Durante o passeio os viajantes conhecem pontos turísticos da cidade que, geralmente, não estão incluídos em roteiros mais tradicionais.

O embarque é realizado na Estação Emílio Ribas localizada no Bairro Vila Capivari.

3 – São Paulo – Jundiaí (São Paulo)

Essa viagem vai da capital paulistana até a cidade de Jundiaí e tem 60 km de extensão. É um roteiro de natureza histórica, pois a estrada de ferro pela qual o passeio transcorre foi construída no ano de 1867.

Além da história da estrada de ferro, ao longo do trajeto, o trem passa por outras estações construídas em diferentes estilos arquitetônicos.

O embarque é feito na Estação da Luz, em São Paulo e o desembarque é feito na Estação Ferroviária de Jundiaí.

4 – Bento Gonçalves – Carlos Barbosa (Rio Grande do Sul)

A viagem entre as duas cidades gaúchas ainda contempla uma terceira em seu percurso: Garibaldi. São vinte e três quilômetros de um trajeto que se caracteriza como lazer.

O viajante pode contemplar as paisagens naturais e assistir a apresentações que retratam a cultura local. Outra atração do passeio é a degustação de vinhos que há durante as paradas, já que a rota está localizada no circuito vinícola do estado. Inclusive, o trem que realiza a viagem é chamado de Trem do Vinho.

O embarque e o desembarque são feitos na Estação Ferroviária Bento Gonçalves, na Cidade Alta e na Estação Ferroviária Carlos Barbosa.

5 – Recife – Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco)

Este percurso é um dos mais longos do Brasil. São oitenta e quatro quilômetros. O passeio é chamado de “Trem do forró” por proporcionar aos viajantes a possibilidade de escutar e dançar ao ritmo tradicional das festas juninas.

O evento acontece durante todos os finais de semana de Junho. Os embarques e desembarques são feitos no Forte das Cinco Pontas em Recife e na Estação Ferroviária de Cabo de Santo Agostinho.

6 – Macapá – Serra do Navio (Amapá)

A viagem de trem da capital amapaense até a cidade interiorana de Serra do Navio é realmente uma viagem: são 195 quilômetros.

Ao longo do percurso é possível aos viajantes observar, tirar fotos e filmar a floresta amazônica e a atividade de extrativismo do manganês. A duração do passeio é de seis horas.

Os embarques e desembarques são na Estação Ferroviária de Santana, em Macapá e na Estação Ferroviária de Serra do Navio.

O Clube Candeias dispõe de inúmeras vantagens aos associados, entre elas uma rede integrada de mais de 500 mil opções de hospedagem espalhadas pelo mundo.

Mais lidas

Venda de gás de cozinha, acima de R$ 70, está irregular e deve ser denunciada

Consumidor deve denunciar locais que vendam gás de cozinha com preço abusivo.O Procon de São Paulo orienta os...

Posto de gasolina de Arujá é investigado por maior fraude em operação estadual

Operação Olhos de Lince, do Ipem, multou 63 postos de gasolina no EstadoO Ipem (Instituto de Pesos e...

Colapso de leitos na Grande SP deve ocasionar lockdown em Arujá

Fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mêsO risco de Arujá entrar em lockdown...

3.129 famílias de Arujá receberão cesta básica a partir de amanhã

Famílias beneficiadas estão inscritas no programa Bolsa FamíliaTerá início nesta sexta-feira (15), por meio do projeto estadual Alimento...
- PUBLICIDADE -