Expectativa é que lotes sejam disponibilizados a partir de novembro.
Nenhum posto de saúde em Arujá possui a vacina pentavalente, que é aplicada em bebês de dois, quatro e seis meses. Nas unidades básicas de saúde, os atendentes informam os pais que não há vacina em todo o Estado de São Paulo e que não há previsão de chegada dos novos lotes.
Em audiência pública na Câmara de Vereadores, na semana passada, a diretora da Vigilância em Saúde, Mirian Miletti, culpou o descarte de 6 milhões de doses compradas de um laboratório da Índia pelo Ministério da Saúde que foram reprovadas em testes de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com o Ministério da Saúde, os municípios começarão a receber novos lotes da pentavalente em novembro. Contudo, a normalização da vacinação é estimada apenas para fevereiro de 2020.
É comum pais de outras cidades, como São Paulo e Guarulhos, ligarem para os postos de saúde de Arujá à procura da vacina. A resposta que recebem é que não há lotes em todo o Estado.
“Essa não é uma situação pontual de Arujá, mas algo que está acontecendo no País inteiro. Nós, que somos técnicos, temos uma preocupação enorme e discutimos o assunto diariamente”, afirmou Mirian.