PUBLICIDADE

Plano de Saneamento vai expandir coleta de esgoto para vários bairros em Arujá

Foto: Prefeitura de Arujá
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

Projeto será apresentado à Câmara Municipal em breve

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Arujá, elaborado pela Prefeitura, foi apresentado em audiência pública transmitida pelas redes sociais na sexta-feira (30). O texto será encaminhado em breve à Câmara Municipal para aprovação dos vereadores.

O principal desafio do plano é garantir a expansão da rede de água e esgoto, principalmente nos bairros pouco povoados ou irregulares.

Arujá possui 52% de área de proteção a mananciais. Ou seja, a área povoada é de 48%. Dos 90 mil arujaenses, 83 mil possuem acesso à rede de esgoto. A avaliação é que, em 2040, serão 108 mil com rede de água e 100 mil com rede de esgoto.

De acordo com o engenheiro Marcos José, representante técnico da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), bairros sem regularização fundiária não podem receber coleta de esgoto.

Atualmente, a Sabesp executa ampliação da rede nos núcleos Retiro, com 100 residências, e Pedra Fala, com dez. Até janeiro de 2023, serão instalados 39 quilômetros de redes, que vão beneficiar os moradores de vários bairros, como Caputera e Limoeiro.

Hoje, Arujá conta com 78% das residências com coleta de esgoto. Apesar do provável crescimento da população, esse índice vai subir para 83% em 2024, 91% em 2028 e vai superar 95% a partir de 2032.

Tópicos
Compartilhe
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Comentários
Veja também
SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE