26.5 C
Arujá
sexta-feira, janeiro 22, 2021
Início Cidade Polícia apreende caminhão de lixo com remédios vencidos de maternidade
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Polícia apreende caminhão de lixo com remédios vencidos de maternidade

- PUBLICIDADE -

Ação faz parte das investigações conduzidas pela Polícia Civil de Guarulhos

Caminhão de lixo que tinha acabado de sair da Maternidade Dalila Ferreira Barbosa, no Jardim Renata, foi apreendido pela Polícia Civil de Guarulhos, na quinta-feira (11). Os policiais encontraram vários medicamentos vencidos, que foram descartados sem respeitar os protocolos da Vigilância Sanitária.

A Polícia informou que os remédios seriam descartados em um aterro sanitário. Os responsáveis pela Center Leste, empresa responsável pela coleta de lixo em Arujá, não foram localizados pelos investigadores.

A Prefeitura de Arujá notificou a ITDM, organização social gestora da Maternidade, para cobrar esclarecimentos sobre o caso. A OS negou irregularidades e disse que não é responsável pelos medicamentos descartados.

As investigações, conduzidas pelo 4º Distrito Policial de Guarulhos, apuram supostos crimes cometidos pela ITDM, Maternidade e por agentes públicos de várias prefeituras, entre as quais, Arujá.

Em nota, a ITDM informou que os medicamentos descartados de forma irregular na quinta-feira (11) não pertenciam ao Hospital Municipal Dalila Ferreira Barbosa. “Destaca, que, estes psicotrópicos são utilizados na sedação de pacientes entubados, principalmente na assistência a pacientes com Covid-19, na UTI implantada em maio. Portanto, o estoque do referido medicamento foi adquirido e zerado ainda em maio. Devido à indisponibilidade de fornecimento por parte da fabricante, o hospital repôs o estoque com outro medicamento de igual efeito, segundo protocolo clínico da diretoria médica.”

A OS destaca ainda que o “descarte e incineração de remédios vencidos é feita por empresa específica (que não é a envolvida no boletim de ocorrência) que faz a coleta de materiais hospitalares de forma exclusiva e separada do lixo comum. O procedimento segue protocolos previstos em lei e são fiscalizados pela Vigilância Sanitária. A ITDM está à disposição para demais esclarecimentos”.

Error: Embedded data could not be displayed.

VEJA TAMBEM...

- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Mais lidas

- PUBLICIDADE -