PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura lança projeto-piloto de prevenção à obesidade

Prefeitura de Arujá

PUBLICIDADE

Ação terá início, na próxima semana, na Praça da Juventude, no Mirante.

 A Secretaria de Esportes e Lazer de Arujá lançou nesta terça-feira, 3, um programa de combate à obesidade e sobrepeso. Com o nome “Prevenir é Melhor”, a iniciativa é destinada a crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos que estão acima do peso. O início da ação está previsto para a próxima semana, na Praça da Juventude, no bairro Mirante.

Trata-se de um projeto-piloto que, a princípio, será desenvolvido apenas com alunos matriculados no Programa Municipal de Esportes (Promesp) ou pessoas nessa faixa etária que tenham encaminhamento médico. A ideia é que o programa seja realizado em todos os polos esportivos da cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças arujaenses e evitar complicações de saúde, como problemas respiratórios e hipertensão arterial.

A ação também envolve a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que apoiam o programa com acompanhamento nutricional e infraestrutura. O CMDCA concedeu R$ 36 mil do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente para a compra de equipamentos especiais destinados ao funcionamento do programa, como bicicletas ergométricas, espaldares, minitrampolins, entre outros.

Segundo o secretário municipal de Esportes, Vicente Nasser do Prado, a proposta é identificar e combater casos de obesidade e sobrepeso em crianças e adolescentes. A presidente do CMDCA, Maria da Conceição Melo Veras Galbeti, enalteceu a qualidade do programa voltado para resolver um problema público que tem afetado cada vez mais pessoas. “Nos apresentaram esse projeto no conselho e vimos realmente a necessidade de aplicarmos o recurso para a compra dos materiais”, comentou.

Na prática, o projeto-piloto oferece uma sala específica para o desenvolvimento de atividades físicas com foco no processo de emagrecimento, que serão realizadas duas vezes por semana, com duração média de 60 minutos por sessão.

PUBLICIDADE

Tópicos
Compartilhe
Veja também
SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE