26.5 C
Arujá
domingo, novembro 29, 2020
Início Educação Professores de Arujá concluem curso de surdocegueira
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Professores de Arujá concluem curso de surdocegueira

- PUBLICIDADE -

Educadores aprenderam técnicas para melhor lecionar com alunos que sejam surdos ou cegos

A parceria do Condemat (Consórcio dos Municípios do Alto Tietê) com a USP (Universidade de São Paulo) encerrou na noite de quinta-feira (20) a capacitação da primeira turma de professores das redes municipais de educação no curso de extensão universitária “Conhecendo Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial”, desenvolvido com a Associação Educacional para Múltipla Deficiência (Ahimsa).

Cerca de 40 professores das cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá,  Salesópolis, Santa Isabel e Suzano participaram, ao longo de 12 meses, do curso.

As aulas, antes presenciais no Complexo Educacional Mirambava, em Suzano, com a pandemia passaram a ser virtuais e os participantes também tiveram de desenvolver estudos de caso e participarem de estágio.

“Identificamos que essa é uma área de pouco conhecimento dos professores e o curso, ao longo desses meses, permitiu que esses profissionais da educação fossem preparados para uma boa avaliação dos casos de surdocegueira, acompanhamento e  estimulação para o desenvolvimento dos alunos nas suas cidades”, ressalta a professora-doutora Karina Soledad Maldonado Molina, que coordenou o curso de extensão universitária em parceria com a professora Shirley Rodrigues Maia.

O curso “Conhecendo Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial” foi totalmente gratuito e participaram dele os profissionais indicados pelos municípios que trabalham com o Atendimento Educacional Especializado para estudantes público-alvo da educação especial e têm perfil multiplicador.

Surdocegueira é uma deficiência em que a pessoa apresenta perdas auditivas e visuais concomitante em diferentes graus, o que a leva a desenvolver diferentes formas de comunicação para entender e interagir com outras pessoas. O diagnóstico precoce é fundamental para o desenvolvimento.

A direção do consórcio manterá as tratativas com a USP para avaliar a possibilidade de desenvolvimento de um segundo módulo do curso de extensão universitária, desta vez focado na comunicação de alunos de surdocegueira e deficiências múltiplas.

Error: Embedded data could not be displayed.

VEJA TAMBEM...

- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Mais lidas

Prefeitura inicia cadastramento de auxílio merenda para alunos da rede municipal

Vereadores cobravam novo posicionamento da Prefeitura sobre o tema Em virtude do retorno do ano letivo de forma não...

Descubra os dias de plantões nas escolas municipais de Arujá

Escolas irão atender pais ou responsáveis pelos estudantes. A Secretaria de Educação de Arujá divulgou a lista dos dias...

Plataforma de ensino a distância pode ser acessada pelo celular

Confira o passo a passo para os estudantes da rede municipal terem acesso às aulas online Disponibilizada pela Secretaria...

Educação orienta pais e responsáveis sobre acesso à plataforma de estudos

Aulas ocorrem em ambiente online por causa da pandemia do novo coronavírus Visando facilitar o acesso ao Ambiente Virtual...

Aulas retornam em Arujá, de forma não presencial, em 9 de junho

Estudantes sem acesso à internet poderão estudar com apostilas e entregar atividades. A Secretaria de Educação de Arujá anunciou...
- PUBLICIDADE -