13.6 C
Nova Iorque
sexta-feira, setembro 25, 2020
Error: Embedded data could not be displayed.
Início Educação Professores de Arujá concluem curso de surdocegueira
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Professores de Arujá concluem curso de surdocegueira

- PUBLICIDADE -

Educadores aprenderam técnicas para melhor lecionar com alunos que sejam surdos ou cegos

A parceria do Condemat (Consórcio dos Municípios do Alto Tietê) com a USP (Universidade de São Paulo) encerrou na noite de quinta-feira (20) a capacitação da primeira turma de professores das redes municipais de educação no curso de extensão universitária “Conhecendo Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial”, desenvolvido com a Associação Educacional para Múltipla Deficiência (Ahimsa).

Cerca de 40 professores das cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá,  Salesópolis, Santa Isabel e Suzano participaram, ao longo de 12 meses, do curso.

As aulas, antes presenciais no Complexo Educacional Mirambava, em Suzano, com a pandemia passaram a ser virtuais e os participantes também tiveram de desenvolver estudos de caso e participarem de estágio.

“Identificamos que essa é uma área de pouco conhecimento dos professores e o curso, ao longo desses meses, permitiu que esses profissionais da educação fossem preparados para uma boa avaliação dos casos de surdocegueira, acompanhamento e  estimulação para o desenvolvimento dos alunos nas suas cidades”, ressalta a professora-doutora Karina Soledad Maldonado Molina, que coordenou o curso de extensão universitária em parceria com a professora Shirley Rodrigues Maia.

O curso “Conhecendo Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial” foi totalmente gratuito e participaram dele os profissionais indicados pelos municípios que trabalham com o Atendimento Educacional Especializado para estudantes público-alvo da educação especial e têm perfil multiplicador.

Surdocegueira é uma deficiência em que a pessoa apresenta perdas auditivas e visuais concomitante em diferentes graus, o que a leva a desenvolver diferentes formas de comunicação para entender e interagir com outras pessoas. O diagnóstico precoce é fundamental para o desenvolvimento.

A direção do consórcio manterá as tratativas com a USP para avaliar a possibilidade de desenvolvimento de um segundo módulo do curso de extensão universitária, desta vez focado na comunicação de alunos de surdocegueira e deficiências múltiplas.

Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Mais lidas

Venda de gás de cozinha, acima de R$ 70, está irregular e deve ser denunciada

Consumidor deve denunciar locais que vendam gás de cozinha com preço abusivo. O Procon de São Paulo orienta os...

Posto de gasolina de Arujá é investigado por maior fraude em operação estadual

Operação Olhos de Lince, do Ipem, multou 63 postos de gasolina no Estado O Ipem (Instituto de Pesos e...

Confira os feriados e pontos facultativos em Arujá em 2020

Aniversário de Arujá e Corpus Christi caem na mesma semana. Após dois feriados seguidos, de Natal e Ano-Novo, nem...

Colapso de leitos na Grande SP deve ocasionar lockdown em Arujá

Fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mês O risco de Arujá entrar em lockdown...
- PUBLICIDADE -