Município continua na fase amarela do Plano São Paulo e as medidas de segurança para prevenção à covid-19
A quarentena foi prorrogada até 19 de setembro em Arujá. A determinação partiu do Governo do Estado, que manteve a região do Alto Tietê na fase amarela do Plano São Paulo. O Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19 da Prefeitura expediu um decreto neste sábado (5), no Diário Oficial Eletrônico do município, regulamentando a medida.
Na prática, o ato municipal deve seguir as regras previstas na terceira fase do plano de retomada segura, gradual e consciente da economia, gerida pelo governo estadual. Desse modo, estabelecimentos instalados na cidade poderão funcionar oito horas por dia, de forma direta ou fracionada, sob uma série de protocolos.
É o caso de atividades como restaurantes, bares, lanchonetes, lojas, salões de beleza, clínicas de estética, academias e outros estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, que precisarão respeitar a ocupação máxima de 40% em relação ao total da capacidade do espaço, disponibilizar álcool em gel e exigir o uso de máscara.
O decreto não vai alterar a limitação de horário para todas as atividades, que podem realizar atendimento presencial aos clientes somente até as 22 horas. Outros protocolos específicos de cada setor também continuam vigentes, conforme o Plano São Paulo.
Paço Municipal e demais repartições
O expediente do Paço Municipal e das demais repartições públicas também não sofrerá alterações com a prorrogação da quarentena. O funcionamento desses serviços públicos ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. O atendimento presencial precisa ser agendado.