Loja Vale Reciclar foi inaugurada nesta segunda-feira em Arujá
A Loja Vale Reciclar foi lançada na tarde desta segunda-feira (31), no Fundo Social de Solidariedade, na avenida Amazonas, 743, no Centro de Arujá. As estudantes Beatriz e Camile, da Escola Municipal Sidonia Nasser do Prato, no Jardim Angelo, foram as primeiras clientes da iniciativa que troca recicláveis por produtos.
O prefeito de Arujá, Luís Camargo (PSD), fez a inauguração da loja, junto com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, secretários municipais e vereadores. “Logo vamos ter que levar essa loja para uma sala maior”, afirmou. Clau destacou que a iniciativa é uma das estratégias para fazer Arujá retomar o título de Cidade Natureza. A ONG Espaço Urbano deu suporte à criação da loja em Arujá e em outras cidade do Alto Tietê.
Como funciona
A loja Vale Reciclar funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, em uma sala do Fundo Social de Solidariedade. Os moradores de Arujá podem levar recicláveis e trocar por uma moeda social – que pode ser impressa ou em uma conta virtual no local.
Na loja, a pessoa pode levar até 30 quilos de recicláveis. Acima disso, a orientação é encaminhar diretamente para a Cora (Associação de Catadores de Arujá), na rua Ana Maria Moreira Coronado, 80, Centro Residencial.
Com a moeda social, os arujaenses podem adquirir os produtos disponíveis na loja, que são brinquedos, itens de higiene pessoal e limpeza, roupas, alimentos e itens para bebês.
Os produtos da loja foram doados pela ONG Espaço Urbano e pela Receita Federal. A presidente do Fundo Solidariedade solicitou que os comerciantes locais contribuam com a doação de mais itens para o projeto.
Todos os itens reciclados serão encaminhados para a Cora.