16 C
Arujá
terça-feira, 14 de julho de 2020
No menu items!
Início Cidade Saúde descarta coronavírus em Arujá
- PUBLICIDADE -

Saúde descarta coronavírus em Arujá

- PUBLICIDADE -

Secretaria de Saúde de Arujá fez prestação de contas na Câmara Municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde descartou, até o momento, notificações de casos suspeitos ou confirmados de infecção por coronavírus em Arujá. A informação foi dada pela coordenadora do Departamento de Saúde Mirian Tereza Miletti durante audiência pública de prestação de contas referente ao 3º quadrimestre de 2019, realizada na Câmara Municipal de Arujá, na última terça-feira, 4.

“Não há casos suspeitos de coronavírus em Arujá”, garantiu. Segundo Mirian, apesar da doença assustar, “pois a transmissão é rápida, via aérea, a letalidade é baixa”, ponderou.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o último dia 3 existiam 15 casos suspeitos de infecção por coronavírus em investigação no Brasil. Na região do Alto Tietê, apenas Mogi das Cruzes notificou uma suspeita.

1960

O coronavírus existe desde a década de 60 e a sua versão mais recente – denominada nCoV-2019 – foi descoberta em dezembro de 2019 na China. No entanto, existem outros quatro tipos do vírus já registrados. Dois deles são causadores de outras duas doenças: a Síndrome Respiratória Aguda Grave – a SARS, identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS, de 2012.

Colônia

Sem registro de uma presença efetiva de chineses em Arujá, Miriam desconsiderou a necessidade de uma ação específica da Secretaria de Saúde para controle do fluxo destas pessoas a cidade. Ao ser questionada sobre o assunto, afirmou: “Arujá não tem uma colônia representativa como é o caso de Mogi das Cruzes, por exemplo. Então, não temos estratégia neste sentido. Este protocolo (de verificação) já está sendo seguido pelos funcionários do aeroporto de Guarulhos por onde entram 70% dos chineses que chegam ao Brasil”, justificou.

O secretário adjunto da Saúde, Martino José Piatto, presente à audiência, fez questão de reforçar que a Secretaria está alinhada e atenta às orientações do governo estadual sobre a doença. “Inclusive faremos uma reunião para definir o fluxo de atendimento, em caso de identificação de um paciente infectado pelo vírus”, adiantou.

Mais lidas

Venda de gás de cozinha, acima de R$ 70, está irregular e deve ser denunciada

Consumidor deve denunciar locais que vendam gás de cozinha com preço abusivo.O Procon de São Paulo orienta os...

Posto de gasolina de Arujá é investigado por maior fraude em operação estadual

Operação Olhos de Lince, do Ipem, multou 63 postos de gasolina no EstadoO Ipem (Instituto de Pesos e...

Colapso de leitos na Grande SP deve ocasionar lockdown em Arujá

Fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mêsO risco de Arujá entrar em lockdown...

3.129 famílias de Arujá receberão cesta básica a partir de amanhã

Famílias beneficiadas estão inscritas no programa Bolsa FamíliaTerá início nesta sexta-feira (15), por meio do projeto estadual Alimento...
- PUBLICIDADE -