26.5 C
Arujá
domingo, fevereiro 28, 2021
Início Cidade Setembro Amarelo: Saúde realiza capacitação sobre prevenção
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Setembro Amarelo: Saúde realiza capacitação sobre prevenção

- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Curso aborda maneiras de trabalhar com pessoas com tendências suicídas.

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês em que se intensifica a prevenção ao suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde promove capacitações voltadas aos profissionais da área. O primeiro encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (11), enquanto o segundo será realizado no próximo dia 17 (terça-feira), às 9h.

Conduzidos pela secretária de Saúde, Carmen Pellegrino, e pelo psiquiatra e pediatra Ralph Fujarra Abou Hala, os encontros abordam assuntos como comportamento suicida suspeito, modo de se comunicar com pacientes e abordagem correta com os que precisam de ajuda. O objetivo é que as unidades de saúde tenham profissionais mais atentos para identificação de sinais para que possam intervir em caso de necessidade.

“O tema foi algo que sempre me instigou. É importante olhar com cuidado para as pessoas que habitam a cidade. Uma conversa bem ‘escutada’ pode ser essencial para a vida de alguém”, comentou doutor Ralph, que atua como diretor clínico do Centro de Especialidades Médicas, o CEM.

“Muitas vezes, o suicídio é visto como um tabu e fechamos os olhos para o que está acontecendo a nossa volta. É importante falar sobre este problema, pois apenas discutindo sobre ele é que podemos compreendê-lo para colocar nossas ações em prática”, explica a secretária de Saúde, Carmen Pellegrino.

Unidades

No decorrer do mês, as unidades de saúde estão abordando o tema por meio de banners e cartazes. Além disso, o Centro de Especialidades Médicas também está realizando campanha alusiva ao Setembro Amarelo.

Alerta

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou em uma pesquisa que 90% dos casos de suicídio podem ser evitados. A conversa sobre esse mal é séria e requer bons ouvidos, por isso pode-se sempre contar com o 188, Centro de Valorização da Vida (CVV), além de familiares e pessoas de confiança.

Lei

A iniciativa da Saúde atende, também, à Lei nº 3195/2019, que instituí a Semana Municipal de Conscientização sobre a Depressão e Prevenção ao Suicídio.

VEJA TAMBEM...

Siga o Arujá Reporter

12,894FãsCurtir
48SeguidoresSeguir
35InscritosInscrever
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Mais lidas

- PUBLICIDADE -