17 C
Arujá
terça-feira, 14 de julho de 2020
No menu items!
Início Cidade Setembro Amarelo: Saúde realiza capacitação sobre prevenção
- PUBLICIDADE -

Setembro Amarelo: Saúde realiza capacitação sobre prevenção

- PUBLICIDADE -

Curso aborda maneiras de trabalhar com pessoas com tendências suicídas.

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês em que se intensifica a prevenção ao suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde promove capacitações voltadas aos profissionais da área. O primeiro encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (11), enquanto o segundo será realizado no próximo dia 17 (terça-feira), às 9h.

Conduzidos pela secretária de Saúde, Carmen Pellegrino, e pelo psiquiatra e pediatra Ralph Fujarra Abou Hala, os encontros abordam assuntos como comportamento suicida suspeito, modo de se comunicar com pacientes e abordagem correta com os que precisam de ajuda. O objetivo é que as unidades de saúde tenham profissionais mais atentos para identificação de sinais para que possam intervir em caso de necessidade.

“O tema foi algo que sempre me instigou. É importante olhar com cuidado para as pessoas que habitam a cidade. Uma conversa bem ‘escutada’ pode ser essencial para a vida de alguém”, comentou doutor Ralph, que atua como diretor clínico do Centro de Especialidades Médicas, o CEM.

“Muitas vezes, o suicídio é visto como um tabu e fechamos os olhos para o que está acontecendo a nossa volta. É importante falar sobre este problema, pois apenas discutindo sobre ele é que podemos compreendê-lo para colocar nossas ações em prática”, explica a secretária de Saúde, Carmen Pellegrino.

Unidades

No decorrer do mês, as unidades de saúde estão abordando o tema por meio de banners e cartazes. Além disso, o Centro de Especialidades Médicas também está realizando campanha alusiva ao Setembro Amarelo.

Alerta

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou em uma pesquisa que 90% dos casos de suicídio podem ser evitados. A conversa sobre esse mal é séria e requer bons ouvidos, por isso pode-se sempre contar com o 188, Centro de Valorização da Vida (CVV), além de familiares e pessoas de confiança.

Lei

A iniciativa da Saúde atende, também, à Lei nº 3195/2019, que instituí a Semana Municipal de Conscientização sobre a Depressão e Prevenção ao Suicídio.

Mais lidas

Venda de gás de cozinha, acima de R$ 70, está irregular e deve ser denunciada

Consumidor deve denunciar locais que vendam gás de cozinha com preço abusivo.O Procon de São Paulo orienta os...

Posto de gasolina de Arujá é investigado por maior fraude em operação estadual

Operação Olhos de Lince, do Ipem, multou 63 postos de gasolina no EstadoO Ipem (Instituto de Pesos e...

Colapso de leitos na Grande SP deve ocasionar lockdown em Arujá

Fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mêsO risco de Arujá entrar em lockdown...

3.129 famílias de Arujá receberão cesta básica a partir de amanhã

Famílias beneficiadas estão inscritas no programa Bolsa FamíliaTerá início nesta sexta-feira (15), por meio do projeto estadual Alimento...
- PUBLICIDADE -