14.5 C
Arujá
sábado, 11 de julho de 2020
No menu items!
Início Cidade UBSs têm programação voltada à prevenção do câncer
- PUBLICIDADE -

UBSs têm programação voltada à prevenção do câncer

- PUBLICIDADE -

Medidas simples ajudam a reduzir casos de câncer de mama.

 A Secretaria Municipal de Saúde de Arujá promove uma série de ações dedicadas ao Outubro Rosa, com intuito de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Até 23 de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Arujá têm palestras, agendamentos de mamografias, coletas de Papanicolau e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de hábitos saudáveis e exames frequentes. Mundialmente, a anomalia nos seios é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo mais frequente a partir dos 40 anos. Abaixo dessa idade, a ocorrência é menor, assim como a mortalidade, com menos de 10 óbitos a cada 100 mil pessoas. Já a partir dos 60 anos, o risco é dez vezes maior.

Na unidade do Jardim Real, há coleta de Papanicolau, solicitação do exame de Mamografia, práticas integrativas com agentes de saúde, palestra sobre autoexame e desenvolvimento da doença nos dias 14 e 21, das 8 às 10 horas.

Já na UBS do Barreto, haverá palestras preventivas sobre câncer (14), às 14 horas; automassagem (16), às 9 e às 14 horas; planejamento familiar (17), às 14 horas; câncer de colo de útero (21), às 14 horas, e fisioterapia para mulheres no dia 23, às 9 e às 14 horas, além de coleta de Papanicolau e pedidos preventivos de mamografia durante o mês no horário de expediente.

Já no Jardim Fazenda Rincão, as palestras sobre diversos temas abrangendo a campanha acontecem a partir das 10 horas, de acordo com a demanda. As coletas de Papanicolau ocorrem às quintas, das 13 às 14 horas, e às sextas, das 7 às 9 horas. A oferta de testes de IST’s acontece diariamente, das 14 às 15 horas.

Por sua vez, na unidade do Nova Arujá, as orientações de saúde feminina acontecem às segundas, a partir das 8 horas. Às quartas, a partir do dia 9, das 14 horas em diante, podem ser feitas as solicitações de exames preventivos de mamografia.

Na UBS Jardim Emília, as iniciativas sobre câncer de mama e útero acontecem nas segundas (9h) e também no dia 21 (14h) . A oferta de exames sobre IST’s será diária.

Por fim, na unidade da Vila Pilar, haverá uma palestra sobre os cânceres de útero e mama (17), às 14 horas. A oferta de exames de IST’s e coletas de Papanicolau agendados previamente acontecem diariamente, no horário de funcionamento da UBS.

Mais lidas

Venda de gás de cozinha, acima de R$ 70, está irregular e deve ser denunciada

Consumidor deve denunciar locais que vendam gás de cozinha com preço abusivo.O Procon de São Paulo orienta os...

Posto de gasolina de Arujá é investigado por maior fraude em operação estadual

Operação Olhos de Lince, do Ipem, multou 63 postos de gasolina no EstadoO Ipem (Instituto de Pesos e...

Colapso de leitos na Grande SP deve ocasionar lockdown em Arujá

Fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mêsO risco de Arujá entrar em lockdown...

3.129 famílias de Arujá receberão cesta básica a partir de amanhã

Famílias beneficiadas estão inscritas no programa Bolsa FamíliaTerá início nesta sexta-feira (15), por meio do projeto estadual Alimento...
- PUBLICIDADE -