26.5 C
Arujá
segunda-feira, março 1, 2021
Início Cidade UBSs têm programação voltada à prevenção do câncer
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

UBSs têm programação voltada à prevenção do câncer

- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Medidas simples ajudam a reduzir casos de câncer de mama.

 A Secretaria Municipal de Saúde de Arujá promove uma série de ações dedicadas ao Outubro Rosa, com intuito de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Até 23 de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Arujá têm palestras, agendamentos de mamografias, coletas de Papanicolau e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de hábitos saudáveis e exames frequentes. Mundialmente, a anomalia nos seios é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo mais frequente a partir dos 40 anos. Abaixo dessa idade, a ocorrência é menor, assim como a mortalidade, com menos de 10 óbitos a cada 100 mil pessoas. Já a partir dos 60 anos, o risco é dez vezes maior.

Na unidade do Jardim Real, há coleta de Papanicolau, solicitação do exame de Mamografia, práticas integrativas com agentes de saúde, palestra sobre autoexame e desenvolvimento da doença nos dias 14 e 21, das 8 às 10 horas.

Já na UBS do Barreto, haverá palestras preventivas sobre câncer (14), às 14 horas; automassagem (16), às 9 e às 14 horas; planejamento familiar (17), às 14 horas; câncer de colo de útero (21), às 14 horas, e fisioterapia para mulheres no dia 23, às 9 e às 14 horas, além de coleta de Papanicolau e pedidos preventivos de mamografia durante o mês no horário de expediente.

Já no Jardim Fazenda Rincão, as palestras sobre diversos temas abrangendo a campanha acontecem a partir das 10 horas, de acordo com a demanda. As coletas de Papanicolau ocorrem às quintas, das 13 às 14 horas, e às sextas, das 7 às 9 horas. A oferta de testes de IST’s acontece diariamente, das 14 às 15 horas.

Por sua vez, na unidade do Nova Arujá, as orientações de saúde feminina acontecem às segundas, a partir das 8 horas. Às quartas, a partir do dia 9, das 14 horas em diante, podem ser feitas as solicitações de exames preventivos de mamografia.

Na UBS Jardim Emília, as iniciativas sobre câncer de mama e útero acontecem nas segundas (9h) e também no dia 21 (14h) . A oferta de exames sobre IST’s será diária.

Por fim, na unidade da Vila Pilar, haverá uma palestra sobre os cânceres de útero e mama (17), às 14 horas. A oferta de exames de IST’s e coletas de Papanicolau agendados previamente acontecem diariamente, no horário de funcionamento da UBS.

VEJA TAMBEM...

Siga o Arujá Reporter

12,894FãsCurtir
48SeguidoresSeguir
35InscritosInscrever
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Mais lidas

- PUBLICIDADE -