14 C
Arujá
quinta-feira, 16 de julho de 2020
No menu items!
Início Colunas Maternar: Nascimento de Um Amor Alimentação infantil é um desafio para as mamães
- PUBLICIDADE -

Alimentação infantil é um desafio para as mamães

- PUBLICIDADE -

Novo guia do Ministério da Saúde traz dicas importantes.

São muitos os fatores que levam a criança a se desenvolver de forma integral e a alimentação é um deles. Para isso, é necessário que ela tenha oportunidade de receber uma alimentação variada, nutritiva e saudável. Alimentos industrializados e açúcar devem ser evitados a todo custo. Esse foi um dos assuntos abordados no novo Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. Após 17 anos, o Ministério da Saúde lançou no dia 13 de novembro de 2019 este novo guia. A primeira versão foi publicada em 2002 e revisada em 2010.

Toda mamãe sabe que lidar com alimentação infantil nem sempre é fácil. Essa é uma tarefa diária, que começa antes da criança vir ao mundo, com o comprometimento da alimentação da gestante que se perpetua com aleitamento materno até o sexto mês de forma exclusiva e até dois anos de forma complementar à uma alimentação saudável.

No guia diz que comida adequada e saudável deve ser feita com “comida de verdade” e começa com aleitamento materno. Ela deve ter como base alimentos in natura ou minimamente processados (como arroz, feijão, frutas, legumes e verduras, mandioca, milho, carnes e ovos, entre outros). Os alimentos processados industrialmente (como enlatados, queijos e conservas) devem ser limitados e, se forem consumidos, utilizados em pequenas quantidades. Já os alimentos ultraprocessados (como biscoito, bolachas, sucos artificias, refrigerantes, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, guloseimas) não devem fazer parte da alimentação da criança.  

Este guia diz também que o açúcar deve ser totalmente evitado pelo menos até os dois anos de idade. Ele prejudica a saúde de qualquer pessoa, principalmente quando consumido em excesso, e nas crianças causa danos ainda maiores.

Gostei desse Guia Alimentar. Ultimamente estou bastante focada em mudar alguns hábitos alimentares aqui em casa e, inclusive, estou na fase de introdução alimentar do meu caçula de seis meses. 

Você pode ler o guia na íntegra acessando:

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf

Mais lidas

Venda de gás de cozinha, acima de R$ 70, está irregular e deve ser denunciada

Consumidor deve denunciar locais que vendam gás de cozinha com preço abusivo.O Procon de São Paulo orienta os...

Posto de gasolina de Arujá é investigado por maior fraude em operação estadual

Operação Olhos de Lince, do Ipem, multou 63 postos de gasolina no EstadoO Ipem (Instituto de Pesos e...

Colapso de leitos na Grande SP deve ocasionar lockdown em Arujá

Fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mêsO risco de Arujá entrar em lockdown...

3.129 famílias de Arujá receberão cesta básica a partir de amanhã

Famílias beneficiadas estão inscritas no programa Bolsa FamíliaTerá início nesta sexta-feira (15), por meio do projeto estadual Alimento...
- PUBLICIDADE -