PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Arujá promove Semana de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Foto: Pressfoto/Freepik
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

Programação discute também a prevenção de quedas

A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (CMI), promove a IV Semana de Conscientização e Sensibilização da Violência contra a Pessoa Idosa e de Prevenção de Quedas, de 15 a 24 de junho.

A programação envolve diversos órgãos que trabalham com o cuidado e a proteção do idoso, como Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Delegacia de Polícia, Ministério Público e a Guarda Civil Municipal.

A Semana terá duas palestras, que serão online, devido à pandemia, sendo nos dias 23 (tema: Violência contra o Idoso) e 24 de junho (Prevenção de Quedas), com transmissão pelo Facebook e Youtube da Prefeitura de Arujá.

Dentre os tipos de violência, podemos citar: física, psicológica, financeira, negligência, medicamentosa, institucional, sexual e abandono.

Um levantamento feito em nível nacional aponta que, o perfil da vítima geralmente é mulher, viúva, maior de 75 anos com fragilidade física, vive com a família ou sozinha, dependente de cuidados, com vulnerabilidade social e emocional. Já o perfil do agressor costuma ser filho (a), cônjuge, netos, sobrinhos, familiar usuário de álcool, droga ou com transtorno mental, sendo o conflito familiar uma das questões frequentemente presentes.

Vale lembrar que, de acordo com o Inciso 3° do Estatuto de Idoso, “É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”.

Tópicos
Compartilhe
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Comentários
Veja também
SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE