26.5 C
Arujá
quinta-feira, novembro 26, 2020
Início Brasil Carteira de Trabalho Digital entra em vigor a partir de hoje
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Carteira de Trabalho Digital entra em vigor a partir de hoje

- PUBLICIDADE -

Documento equivale à antiga Carteira de Trabalho física.

Os brasileiros passam a contar, a partir de hoje (24), com a Carteira de Trabalho Digital, documento totalmente em meio eletrônico e equivalente à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social física.

Segundo a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a mudança vai assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos. Por exemplo: ao ser contratado, o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel. Bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital.

Prevista na Lei da Liberdade Econômica, sancionada na últma sexta-feira (20), a Carteira Digital é disciplinada pela Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União.

O documento digital está previamente emitido para todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Cada trabalhador terá de habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso no endereço específico.

eSocial

Empresas que já usam o eSocial poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir deles o documento físico. Isso vai facilitar o acesso ao mercado, pois não será mais necessário apresentar a carteira de trabalho em papel para ingressar em um novo emprego, resultando em simplificação e desburocratização.

Com as novas regras, as anotações que antes ficavam na CTPS de “caderninho azul” passarão a ser realizadas eletronicamente. Para acompanhar essas anotações, o trabalhador poderá utilizar um aplicativo especialmente desenvolvido para celulares (com versões IOS e Android) ou acessar o ambiente.

A Carteira Digital tem como identificação única o número do CPF do trabalhador, que passa a ser o número válido para fins de registro trabalhista.

Error: Embedded data could not be displayed.

VEJA TAMBEM...

- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Mais lidas

Bolsonaro zera imposto para remédio milionário que pode beneficiar guarulhense

Pais de Luiz Otávio buscam arrecadar R$ 9 milhões em campanha para curar o filho que sofre com atrofia muscular espinhal

Caixa paga hoje auxílio emergencial a 3,6 milhões de beneficiários

Até agora, já foram creditados R$ 3,2 bilhões a 4,9 milhões de pessoas.  A Caixa Econômica Federal paga hoje...

Poupatempo retoma atendimento presencial na próxima semana

Haverá prioridade para os casos de emergência, como emissão de RGs Os postos do Poupatempo vão retomar as atividades...

Guarulhos libera alguns comércios a abrirem a partir desta quarta-feira

Em Arujá, comércios não essenciais seguem fechados até 10 de maio. Em live no Facebook, nesta terça-feira (21), o...

São Paulo retoma e amplia rodízio de veículos para conter coronavírus

Mudança entra em vigor na capital paulista na próxima segunda-feira. O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou hoje...
- PUBLICIDADE -