Traumas psicológicos podem ter efeitos devastadores
O conceito de trauma psicológico já foi popularizado e hoje em dia é conhecido por leigos e profissionais de outras áreas. Infelizmente, junto com a popularização veio a banalizado e hoje em dia muitas vezes o termo é tratado com desdém. Entretanto o trauma psicológico é algo real e seus efeitos podem ser devastadores.
O que são traumas Psicológicos?
Traumas psicológicos são sequelas emocionais deixadas por uma experiência que causou imenso dor e sofrimento ao traumatizado, tal experiência (também chamada de evento traumático) é de tal magnitude que afetam profundamente o comportamento, pensamento e sentimentos, autoestima do indivíduo que fará de tudo para evitar reviver ou relembrar qualquer fato ligado ao que lhe traumatizou.
Quando as coisas saem do controle é preciso transformar as emoções e não simplesmente ignorá-las, vou citar uma frase que pode lhe surpreender: “As pessoas não são perturbadas por coisas mas sim pela interpretação que fazem das coisas”.
Ou seja, o que afeta nossa paz, autoestima e nos causa um trauma, não é o evento em si e sim a história que contamos na nossa cabeça.
Hoje destaco algumas atitudes que podem lhe ajudar a superar qualquer trauma e aumentar sua autoestima, seja ele do tamanho que for:
Pare de culpar os outros:
Reconheça seus erros e aprenda com eles, se você fracassou, já sabe o que não fazer e qual caminho não seguir.
Saiba que nem tudo está sobre seu controle:
Você não pode mudar os eventos, mas podem usar esses eventos como alavancar para seu sucesso e autoestima. As pessoas falam que tudo está acabado quando se chega no fundo do posso, mas é somente batendo no fundo que podemos dar impulso para sair do buraco. Se expor ao problema pode ser comparado a tomar vacina, você se expõe ao vírus para que o corpo crie anticorpos.
Depois se sua vida fosse só alegria, você acostumaria a essa vida e passaria a não dar mais valor a estes acontecimentos, são as horas ruins que nos fazem enxergar os momentos bons que passamos, aumenta nosso autoconhecimento e consequentemente nossa autoestima. Portanto, curta o processo e não só o resultado final.
Veja este assunto também no vídeo
*Priscila Brescindi é escritora, palestrante motivacional, youtuber e digital influencer.