Cancelamento da imunização voltada a cães e gatos tem como objetivo evitar o alto risco de contágio pela covid-19
O Governo do Estado de São Paulo anunciou o cancelamento da vacinação antirrábica para este ano. O motivo da não realização da campanha é o alto risco de contágio pela covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde informa que, no momento, Arujá não possui doses disponíveis da Vacina Antirrábica Canina (VARC).
Ainda de acordo com o governo estadual, o Instituto Pasteur, responsável pela fabricação da vacina, concentrará os esforços a fim de produzir doses suficientes para atender a demanda de rotina, que inclui ocorrências de casos positivos para raiva.
A Secretaria de Saúde informa ainda que no ano passado não foram registrados casos de raiva e que Arujá vacinou 15.509 cães e gatos. Esse número representa quase o dobro das imunizações realizadas em 2018, quando foram vacinados 8.362 animais.
Raiva
Apesar de não haver registros recentes da doença no município, é importante saber que a Raiva é um vírus mortal transmitido para as pessoas pela saliva de animais infectados. Atenção aos sintomas presentes no animal raivoso:
– Perda do apetite, baba frequente, permanência em locais isolados e escuros, cauda caída e cansaço, permanecendo sempre no chão.
– Em caso de mordida, a vítima deve procurar imediatamente o médico e o animal deve ficar isolado em um local seguro para observação.
Serviço
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Canil Municipal, por meio do seguinte telefone: 4651-3473.