26.5 C
Arujá
quarta-feira, janeiro 27, 2021
Início Cidade Instituto Bauman tem condições de acolher 21 pessoas gratuitamente

Instituto Bauman tem condições de acolher 21 pessoas gratuitamente

- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Comunidade terapêutica atende dependentes de álcool e drogas

Recomeço: é o que buscam os pacientes do Instituto Bauman, responsável por um centro de recuperação de dependentes de álcool e outras drogas localizado no bairro Estância Arujá. A comunidade terapêutica, como são chamados estes espaços, completou em 3 de janeiro uma década de atuação no município.

Atualmente, o Bauman atende nove adictos, sendo que há 21 vagas disponíveis no local. Os “acolhidos”, como são chamados, ingressaram no centro voluntariamente.

 “Nossa intenção é atuar de forma complementar às demais políticas do município para esta população, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e os Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas)”, elucidou Daniel Buscaratti, coordenador do projeto, durante visita do vereador Luiz Fernando (PSDB), na última semana.

O coordenador enfatizou que, embora seja comum a ligação de instituições religiosas a esse modelo de abordagem, o Instituto Bauman mantém como diretriz a laicidade, facultando aos “acolhidos” experiências de espiritualidade conforme suas próprias convicções religiosas. “Não combatemos as drogas, cuidamos da saúde mental daqueles que querem se livrar delas”, resumiu.

Atualmente, o Instituto Bauman conta com nove profissionais entre psicanalistas, educadores sociais, psicopedagogos, além de gestores financeiros, coordenadores, assistente social, psicólogo, cozinheiro e manutencista, sendo que há dois processos seletivos em aberto. A instituição integra o programa do Governo do Estado de São Paulo Recomeço, que subsidia com recursos públicos o tratamento de adictos através das comunidades terapêuticas.

Luiz Fernando conheceu o Instituto Bauman em 2013, quando ainda atuava como servidor na Prefeitura de Arujá. Desde então, passou a acompanhar o trabalho da entidade e hoje cogita propor a declaração de utilidade pública da instituição no Legislativo. “Faço questão de levar esse importante debate à Câmara”, anunciou.

Error: Embedded data could not be displayed.

VEJA TAMBEM...

Siga o Arujá Reporter

12,894FãsCurtir
48SeguidoresSeguir
35InscritosInscrever
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Mais lidas

- PUBLICIDADE -