Organização social reclama que pandemia fez subir preço da administração das unidades hospitalares
O ITDM (Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento da Medicina), que é responsável pela administração da Maternidade Dalila Ferreira Barbosa, do PA Central e do PAM Barreto, pode deixar a gestão dos equipamentos públicos. A organização social avalia se vai participar de edital de licitação para continuar om a gestão dos equipamentos.
No período em que assumiu a administração das unidades hospitalares, houve melhora no atendimento, além de condições de trabalhos dos funcionários e oferta de novos serviços, como o projeto Sem Cicatrizes, focado no bem-estar das mulheres.
Em nota, o ITDM explicou que “concorreu à gestão das três unidades em 24 de outubro de 2019, data bem anterior ao evento da pandemia, que teve início em março de 2020. Com os efeitos da pandemia sobre os preços de produtos e serviços, o IGPM para 2020 e 2021 aumentaram sobremaneira, e os serviços assistenciais cresceram na mesma proporção.
Assim, o impacto no custeio dos novos serviços agregados e sobre o índice do consumidor acumulado para estes anos, retratam a necessidade de ajuste econômico.
Logo, para o ITDM permanecer na administração dos serviços, haveria necessidade de ajuste superior ao permitido pela Legislação, portanto, se faz necessária nova Licitação, capaz de corrigir o desequilíbrio econômico e incorporar os serviços que cresceram nesse período.
Todavia, não há, por parte da administração do ITDM, definição se o Instituto irá concorrer ao certame, isto dependerá da análise dos novos valores propostos pela Municipalidade, e se esses condizem com a realidade atual do custeio nas três unidades.”