PUBLICIDADE

Oftalmologista de Arujá explica os primeiros sintomas da perda de visão pela catarata

Foto: Divulgação
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

Adriana Paschoal detalha aspectos que podem identificar uma das principais causas de deficiência visual no mundo

Cerca de 48% dos casos de cegueira identificados em todo o mundo são causados pela catarata, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O mal, que atinge principalmente a população idosa, costuma se manifestar em indivíduos com idade a partir de 60 anos, e é causada pelo envelhecimento do cristalino.

Identificar precocemente os primeiros sintomas da doença é fator preponderante no tratamento da Catarata, segundo explica a especialista em oftalmologia pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Adriana Paschoal. A médica destaca cinco fatores que podem ser sinais desse mal.

  • Visão embaçada; em casos de catarata, o paciente relata a visão embaçada, como se estivesse em meio a uma neblina. 
  • Arco luminoso; um círculo de luz no entorno de fontes luminosas, como lâmpadas ou faróis de automóveis, também é um sintoma clássico de catarata.
  • Piora da visão ao anoitecer; a dificuldade em dirigir a noite, além de problemas para identificar formas, podem ser sinais da doença.
  • Percepção de cores; pacientes com catarata relatam dificuldade para identificar diferentes cores, confundindo branco com amarelo ou cinza, entre outras situações.
  • Mudança na rotina; enxergar bem se torna um desafio para quem tem catarata, e identificar pequenos objetos no chão, por exemplo, se torna um desafio. Além disso, passam a ocorrer recorrentes acidentes, como batidas em pontos que passam despercebidos.

“A prevenção aos problemas na visão começa por acompanhamentos periódicos com o oftalmologista, que deve ser consultado uma vez ao ano. Caso você apresente um dos sintomas descritos acima, procure ajuda médica. Às vezes o problema é mais simples de ser resolvido do que parece”, aconselha a médica.

Adriana Paschoal atende na Avenida João Manoel, 600, no Centro, em Arujá, no Edifício JM, Torre B – Sala 306. Contato: 11 96904-3758.

Tópicos
Compartilhe
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Comentários
Veja também
SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE