PUBLICIDADE

Oftalmologista explica como estimular a visão do bebê

Foto: freepic.diller/Freepik
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

Médica incentiva os pais a estimularem a visão de seus filhos logo após o nascimento

A visão do bebê começa a se desenvolver ainda durante a gestação e evolui gradualmente após o nascimento. Enquanto a retina do recém-nascido se desenvolve, pouco a pouco a criança enxerga melhor, com mais foco e nitidez.

A especialista em oftalmologia pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Adriana Paschoal, atende pacientes de todas as idades, inclusive recém-nascidos, e explica sobre a evolução da visão nas primeiras fases da vida.

A médica afirma que ao nascer, a criança apresenta uma visão embaçada, enxergando em um raio de apenas trinta centímetros. Não há profundidade de foco, tampouco o bebê enxerga em três dimensões.

“Para a criança de até um mês, a vida é plana, com imagens em apenas duas dimensões”, explica Adriana Paschoal.

Após um tempo, a criança aprende a focalizar objetos com os dois olhos, com a noção tridimensional. Já no segundo mês, o bebê acompanha objetos na horizontal.

“Uma dica para as mães estimularem a visão nesta fase é fazer movimentos horizontais com objetos coloridos, posicionados a cerca de quarenta centímetros do rosto da criança”, aconselha a médica.

No terceiro mês a criança reconhece objetos e rostos de pessoas de seu convívio. Nesta fase ela adora se ver no espelho. Já no quarto mês o bebê percebe melhor a diferença entre as cores fortes. No quinto mês vem a fase de reconhecimento dos tons pastéis. O bebê também acompanha movimentos verticais com os olhos. Ele adora brincar de “Cadê? Achou! “.

Estímulos como brincadeiras utilizando objetos coloridos são positivos para o melhor desenvolvimento da visão e podem ser feitos diariamente de forma lúdica, segundo a Adriana Paschoal. Além disso, consultas periódicas com o oftalmologista ajudam a garantir que a saúde do bebê esteja sempre em dia.

Adriana Paschoal atende na Avenida João Manoel, 600, no Centro, em Arujá, no Edifício JM, Torre B – Sala 306. Contato: 11 96904-3758.

Tópicos
Compartilhe
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Comentários
Veja também
SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE