26.5 C
Arujá
quinta-feira, fevereiro 25, 2021
Início Cidade Outubro Rosa: Palestras e exames preventivos continuam

Outubro Rosa: Palestras e exames preventivos continuam

- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Câncer de mama deve atingir 59,7 mil brasileiras até o final do ano.

 Coletas de papanicolau, pedidos de mamografia e exames rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são alguns dos serviços que a Secretaria de Saúde oferece em alusão ao movimento Outubro Rosa, que visa a prevenção ao câncer de mama.

Desde o início do mês as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desenvolvem algum tipo de atividade para chamar atenção e provocar o debate sobre a doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, deve atingir 59.700 mulheres brasileiras até o final deste ano.

Na unidade do Barreto, a intensificação de papanicolau e pedidos de mamografia é diária. Nesta quarta-feira (23), às 9 e às 14 horas, será ministrada uma palestra preventiva sobre fisioterapia para mulheres.

No Jardim Fazenda Rincão as arujaenses podem fazer o papanicolau às quintas-feiras, das 13 às 14 horas, ou nesta sexta, das 7 às 9. Dependendo do movimento na unidade, a equipe de enfermagem promove palestras sobre ISTs, vacinas, saúde física e mental, entre outros temas.

Pedidos de mamografia são recebidos às 14 horas das quartas-feiras, na UBS Nova Arujá, enquanto os exames sobre infecções sexualmente transmissíveis são ofertados diariamente nas unidades da Vila Pilar e do Jardim Emília.

No último sábado as UBSs e o CEM ficaram abertos para o Dia D de vacinação contra o sarampo. Aproveitando as equipes de trabalho presentes nas unidades e o movimento de mães que levaram as crianças, foram feitos 194 exames de papanicolau e 93 pedidos de mamografia.

Error: Embedded data could not be displayed.

VEJA TAMBEM...

Siga o Arujá Reporter

12,894FãsCurtir
48SeguidoresSeguir
35InscritosInscrever
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Mais lidas

- PUBLICIDADE -