20.9 C
Arujá
sábado, 4 de julho de 2020
No menu items!
Início Variedades Palestra e teatro na Câmara vão abordar suicídio; entrada é franca
- PUBLICIDADE -

Palestra e teatro na Câmara vão abordar suicídio; entrada é franca

- PUBLICIDADE -

Evento integra a Semana de Conscientização sobre a Depressão e Prevenção ao Suicídio em Arujá.

Autora da Lei Municipal nº 3195/2019 que cria a Semana de Conscientização sobre a Depressão e Prevenção ao Suicídio em Arujá, a vereadora Cristiane Araújo Pedro (PSD), realizará nesta terça-feira (10/9), às 19h, na Câmara Municipal, o evento Viver é a melhor opção, sempre! O objetivo é chamar a atenção para o aumento dos casos de depressão, considerada a doença do século, e os altos índices de suicídio entre os jovens.

A programação prevê a realização de duas palestras, uma delas feita pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), e a apresentação do grupo de teatro da Escola de Música Municipal. O tema da peça é Diga não à depressão.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados em 2018 apontam que, até 2020, a depressão será a maior causa de afastamento do trabalho no mundo. No Brasil, 5,8% da população sofre com a doença, o que faz o Brasil campeão dos casos na América Latina. As mais acometidas pelo problema são as mulheres – o número chega a ser 150% maior entre elas se comparado aos homens.

“A depressão é uma doença silenciosa e precisamos ampliar a informação e o conhecimento sobre esse mal, suas causas, sintomas e meios de prevenção e tratamento, além de vencer o preconceito que ainda cerca os pacientes”, explicou a Profª Cris do Barreto.

Suicídio

Além de causar diversos transtornos individuais e sociais, a depressão também é uma das maiores causas de suicídio. No Brasil, a média é de um suicídio a cada 46 minutos. Em 2016, o País registrou 11.433 mortes por suicídio – crescimento de 2,3% em relação ao ano anterior. O suicídio é maior entre os homens, se comparado às mulheres, e a quarta causa de morte de jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os dados são do Ministério da Saúde.

“Tivemos uma série de casos em Arujá e a Semana tem esse objetivo: chamar a nossa atenção para a necessidade de preservamos a vida de nossos jovens e efetivarmos políticas públicas de apoio à saúde mental”, pontuou a vereadora. O evento também é uma alusão ao Setembro Amarelo – uma campanha nacional de prevenção ao suicídio.

A atividade é gratuita e aberta à população.

Mais lidas

Venda de gás de cozinha, acima de R$ 70, está irregular e deve ser denunciada

Consumidor deve denunciar locais que vendam gás de cozinha com preço abusivo.O Procon de São Paulo orienta os...

Posto de gasolina de Arujá é investigado por maior fraude em operação estadual

Operação Olhos de Lince, do Ipem, multou 63 postos de gasolina no EstadoO Ipem (Instituto de Pesos e...

Colapso de leitos na Grande SP deve ocasionar lockdown em Arujá

Fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mêsO risco de Arujá entrar em lockdown...

3.129 famílias de Arujá receberão cesta básica a partir de amanhã

Famílias beneficiadas estão inscritas no programa Bolsa FamíliaTerá início nesta sexta-feira (15), por meio do projeto estadual Alimento...
- PUBLICIDADE -