19 C
Arujá
quinta-feira, 9 de julho de 2020
No menu items!
Início Colunas Maternar: Nascimento de Um Amor Primeira Infância é a principal fase de desenvolvimento da criança
- PUBLICIDADE -

Primeira Infância é a principal fase de desenvolvimento da criança

- PUBLICIDADE -

Período até os seis anos de idade exige maiores cuidados.

Segundo estudos realizados na área de neurologia, a primeira infância é a principal fase para a ocorrência do desenvolvimento cerebral. Está relacionado desde o nascimento até aos seis anos de idade. É caracterizada por marcos como: primeira palavra, primeiros passos, primeiros desenhos. Muitos desenvolvimentos.

Desenvolvimento é diferente de crescimento. Crescer está relacionado ao tamanho, peso, fisiologia do corpo físico. Já o desenvolvimento está relacionado ao aprendizado. É na primeira infância que o cérebro se desenvolve melhor em termos estruturais. São os anos mais ricos para o aprendizado.

Nesta primeira fase as crianças passam por diferentes desenvolvimentos. Tem o desenvolvimento físico caracterizado pela capacidade de engatinhar, manter-se em pé, andar, correr, pular e também desenhar e escrever. Já o desenvolvimento cognitivo remete à capacidade do cérebro processar a informação. É a evolução de processos ligados ao raciocínio, memória, linguagem, atenção e etc…

Já o desenvolvimento social vem junto com o aprendizado da linguagem porque a criança consegue trocar informações com outras crianças e adultos. Aprenderá normas sociais, cultural e tradições.Embora a família seja o primeiro contato da criança com a sociedade, é inegável que a escola exerce um papel primordial na socialização de uma pessoa.

O quarto desenvolvimento tem papel transformador. Desenvolvimento afetivo já está presente desde quando a criança é um bebê. Os vínculos afetivos são indispensáveis para um desenvolvimento pleno e de qualidade. Dar atenção, conversar, brincar, dar amor e carinho são importantíssimos para que a criança cresça saudável e execute melhor todos os outros desenvolvimentos.

Dada a importância das primeiras habilidades desempenhadas e aprendidas pelas crianças, nota-se o quão necessária é a avaliação do desenvolvimento. Afinal, é indispensável que pais, pedagogos e educadores estabeleçam diretrizes para analisar e observar a forma a qual as crianças de desenvolvem. 

No geral, a primeira infância é uma fase maravilhosa. Os pais se realizam com tantas evoluções e dão boas risadas com esses pequenos. Tenho dois pequenos aqui em casa nesta fase e vivo encantada com eles. 

Mais lidas

Venda de gás de cozinha, acima de R$ 70, está irregular e deve ser denunciada

Consumidor deve denunciar locais que vendam gás de cozinha com preço abusivo.O Procon de São Paulo orienta os...

Posto de gasolina de Arujá é investigado por maior fraude em operação estadual

Operação Olhos de Lince, do Ipem, multou 63 postos de gasolina no EstadoO Ipem (Instituto de Pesos e...

Colapso de leitos na Grande SP deve ocasionar lockdown em Arujá

Fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mêsO risco de Arujá entrar em lockdown...

3.129 famílias de Arujá receberão cesta básica a partir de amanhã

Famílias beneficiadas estão inscritas no programa Bolsa FamíliaTerá início nesta sexta-feira (15), por meio do projeto estadual Alimento...
- PUBLICIDADE -